Publicidade
26/05/2013 - 01h31

Programa que avalia carros por meio de "crash tests" ficará mais rigoroso

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Desde seus primeiros testes de colisão, feitos em 2010, o Latin NCAP (programa de avaliação de veículos novos para a América Latina) chamou a atenção pelos resultados ruins obtidos por campeões de venda no Brasil.

Divulgação
Em avaliação do Latin NCAP, Ford EcoSport recebeu quatro estrelas de cinco possíveis
Em avaliação do Latin NCAP, Ford EcoSport recebeu quatro estrelas de cinco possíveis

Três anos e 28 "crash tests" depois, o programa passará por mudanças e ficará mais rigoroso. Além do impacto frontal, os carros serão submetidos a choques laterais, por exemplo.

A próxima etapa será divulgada em julho, com a apresentação de mais cinco avaliações. Os modelos testados são mantidos em segredo.

Em entrevista à Folha, o diretor técnico do Global NCAP, Alejandro Furas, adiantou que o acréscimo de novos parâmetros de avaliação ajudará o consumidor a identificar com mais clareza quais são os carros inseguros.

Na duas últimas edições do teste, modelos de projetos atuais foram melhor avaliados. O Ford EcoSport e o Toyota Etios, por exemplo, receberam quatro estrelas para proteção de adultos, sendo cinco a nota máxima.

*

Folha - Qual é a importância do Latin NCAP para o consumidor?
Alejandro Furas - Os motoristas na América Latina ainda têm uma baixa expectativa em relação ao nível de segurança dos automóveis. Acreditam que basta sair vivo de um acidente para caracterizá-lo como "bom". Mas não seria melhor se o carro tivesse tecnologias que evitassem lesões mais graves?
Esse é um dos propósitos do Latin NCAP, que o consumidor saiba antes de comprar um veículo qual é o índice de resistência a impactos oferecido aos ocupantes. A integridade física da família é uma questão que sensibiliza o consumidor.

E qual é a importância dos testes de impacto para a indústria automobilística?
Para as montadoras, o Latin NCAP funciona como um novo diferencial competitivo. Uma marca pode mostrar que seu produto oferece nível de segurança superior ao de rivais e até justificar um possível sobrepreço por causa disso. Algumas empresas até estampam os resultados dos testes em publicidade.
Quando o NCAP foi lançado há mais de 15 anos na Europa, os fabricantes tentaram boicotar a iniciativa. Mas bastou a Renault conquistar cinco estrelas em um teste de segurança do sedã Laguna (e ter divulgado amplamente o fato) para que outras marcas logo apressassem o desenvolvimento de veículos nota máxima também.

Divulgação
Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP
Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP

Desde que o Latin NCAP foi criado, em 2010, os carros populares nacionais sem airbag receberam menos de três estrelas nos testes, nota mínima para serem classificados como seguros. A adoção desse item e do freio ABS como obrigatórios a partir de 2014 no Brasil pode contribuir para uma melhora?
Os governos deveriam exigir bem mais do que a adoção de acessórios de proteção.
Nossos testes demonstraram que o airbag não é a solução para carros [estruturalmente] inseguros. É possível um automóvel equipado com duas bolsas infláveis receber apenas uma estrela, caso do JAC J3 [2012]. Para um carro ter autorização de venda, o poder público deveria aplicar normas técnicas que avaliassem a segurança de um carro em uma batida.

É verdade que um modelo de mesma marca e desenho pode ter diferentes níveis de resistência dependendo do mercado ao qual é destinado?
Testes mostraram que carros idênticos podem ter desempenhos díspares nos testes de impacto. Não só pela maior quantidade de itens do modelo, mas também pelos materiais que compõem a estrutura do veículo.

Como seria a fiscalização?
Entre as normas sugeridas pelas Nações Unidas, existe uma que trata da "conformidade de produção", que obrigaria as montadoras a fornecerem, de forma aleatória, carros de sua linha de produção para que fossem submetidos a novos testes de impacto. Dessa forma, é possível confrontar os resultados entre os modelo construídos para os testes de homologação e os que efetivamente são destinados ao consumidor.

Quais serão as novidades para a edição 2013 do Latin NCAP, que será divulgada em julho?
A ideia é apresentar ao menos mais cinco veículos [comercializados na América Latina] nessa primeira etapa. Após outubro [quando novos modelos serão lançados], podemos divulgar outros resultados. Por enquanto, posso adiantar que o Latin NCAP passará por mudanças. Não na metodologia dos testes, mas no sistema de avaliação, que ficará mais criterioso, inicialmente para os ocupantes adultos.
Agora, para obter cinco estrelas, o carro terá de atingir pontuação mais alta, possuir ABS de quatro canais, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e passar por teste de impacto lateral. Essas etapas [que até agora não faziam parte dos testes na América Latina] serão obrigatórias para todos os veículos. A mudança na pontuação irá penalizar com mais rigor os modelos com nível muito baixo de segurança.

Qual é o critério de escolha dos carros avaliados?
Escolhemos pela relevância comercial ou por alguma particularidade. Os ensaios são realizados em laboratório independente na Alemanha e se baseiam em normas sugeridas pelas Nações Unidas, mas com uma velocidade mais alta -64 km/h, e não 56 km/h. O Latin NCAP também recebe solicitações de montadoras e também está aberto a pedidos de governos e outras organizações. Em todos os casos, o Latin NCAP compra o veículo em uma concessionária, como um consumidor comum.

Com base nos testes do Latin NCAP, a agência americana Associated Press publicou recentemente uma reportagem na qual os carros brasileiros foram descritos como "mortais". O termo é correto?
Se analisarmos os resultados dos testes, pode-se concluir que os níveis médios de proteção para crianças são muito baixos. Em relação aos adultos, parte dos modelos recebeu três ou quatro estrelas, mas esses carros não representam a maior parcela da frota circulante na região.
Se olharmos os modelos que obtiveram zero ou apenas uma estrela, veremos que alguns deles figuram entre os modelos mais vendidos -ao menos 450 mil unidades por ano. Isso preocupa o Latin NCAP e deveria preocupar a todos.
Acreditamos que a tese traz elementos contundentes que questionam a segurança de carros feitos na América Latina. É claro que enquanto os governos não exigirem, as montadoras não irão produzir carros sofisticados do ponto de vista da segurança.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag