Peugeot 2008 é mistura de jipe com perua
HAIRTON PONCIANO VOZ
ENVIADO ESPECIAL À ALSACIA (FRANÇA)
A briga entre Ford EcoSport, Renault Duster e Citroën Aircross vai engrossar. A Peugeot acaba de lançar na Europa o 2008, modelo feito sobre a base do recém-lançado 208. A marca francesa quer disputar o segmento que vem crescendo não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
A produção será estendida à China e ao Brasil. O modelo tem tudo para ser a estrela da marca no Salão de São Paulo do ano que vem e chega às lojas no início de 2015.
A Folha dirigiu o modelo na Alsácia, nordeste da França. Com 1,56 m de altura, o Peugeot parecerá "baixinho" quando estiver perto do EcoSport (1,70 m), líder da categoria. Aparentemente, a proposta foi buscar um estilo mais elegante e menos "off-road".
Divulgação | ||
Parte do público que compra automóveis desse segmento procura ver e ser visto. Por causa do porte mais avantajado, os jipinhos destacam-se no trânsito e oferecem posição elevada ao volante. Esses elementos estão presentes no 2008, porém de forma atenuada.
Na Europa, o modelo tem 16 cm de altura do solo, medida que no Brasil subirá mais 1 cm, devido às condições de piso.
A exemplo do hatch 208, o novo modelo também tem o volante menor que o habitual. O sistema de direção (elétrica) está bem calibrado e tem respostas diretas. A suspensão mantém o carro estável e transmite segurança ao motorista. Na frente, ela é a mesma do 208; atrás, há reforços para suportar o peso extra.
Apesar de o entre-eixos ser o mesmo do hatch (2,54 m), o espaço no banco traseiro é melhor, pois o banco é um pouco mais fino e levemente mais baixo. Isso proporcionou a criação de uma superfície plana quando se rebate o encosto.
Divulgação | ||
Não há tração 4x4, mas o 2008 tem um dispositivo chamado Grip Control, que auxilia na transposição de terrenos escorregadios ou com areia, por exemplo. Atuando nos freios (por meio do ABS) e no motor, permite controlar o torque a ser enviado às rodas dianteiras, transferindo força para o lado que tenha mais aderência.
O modelo também está prestes a receber na Europa uma nova linha de motores 1.2 turbo a gasolina de três cilindros, com 110 cv e 130 cv. Dotados de injeção direta, buscam oferecer maior economia e redução de emissões. A empresa prepara também um câmbio automático de seis marchas.
Dependendo da versão, o 2008 também oferece sistema Start-Stop (que desliga o motor em paradas nos semáforos, por exemplo), seis airbags, auxílio de partida em rampa e "Park Assist", que faz sozinho as manobras de estacionamento.
Por enquanto, a Peugeot não definiu quais dessas novidades estarão no modelo que será feito no Brasil. Até agora, estão previstos apenas os motores já em uso no 208: 1.5 (93 cv) e 1.6 16V (122 cv).
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade