Renault-Nissan mostra novo sistema de fabricação de carros
DE SÃO PAULO
A Aliança Renault-Nissan anunciou que irá implantar um novo sistema de produção. Segundo as marcas, ele permitirá reduzir o custo de produção dos futuros carros do grupo entre 20% e 30%.
Batizada de CMF (iniciais de Família de Módulo Comum, em inglês), a tecnologia é semelhante à MQB do grupo Volkswagen, introduzida no ano passado nas novas gerações do Audi A3 e do Golf. O método alemão permite que uma única plataforma possa ser facilmente redimensionada para acomodar diferentes tamanhos de carroceria e de motores, por exemplo.
Divulgação |
Projeção dos módulos da nova plataforma Renault-Nissan |
Já o sistema elaborado pela Renault-Nissan baseia-se na montagem de diferentes módulos compatíveis, cada um para uma parte do veículo, como compartimento do motor, habitáculo e parte elétrica e eletrônica, padronizando ao máximo os componentes e ganhando escala de produção.
Segundo o grupo, a CMF será introduzida a partir deste ano, nas linhas de carros compactos e grandes de nova geração. Entre eles está o utilitário esportivo Nissan Qashqai e o hatch Renault Mégane.
Com o novo sistema, estima-se que haverá também economia de tempo e de investimento para se desenvolver um novo automóvel.
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade