Folha testou na Europa o sedã que a Audi irá trazer para o Brasil
DANIEL MESSEDER
ENVIADO ESPECIAL A BUDAPESTE
Divulgação | ||
Sedãs derivados de hatches são comuns no Brasil. Na Europa, porém, isso é coisa de países do leste como a Hungria, onde a Audi começou a fabricar a inédita versão sedã do A3. Tanto é que, enquanto a Folha testava o novo modelo nos arredores da capital, Budapeste, foi fácil se deparar com alguns Renault Thalia (nosso Symbol) e Fiat Linea pelo trânsito.
Mas o A3 Sedan tem ambições bem maiores: nasce de olho nos mercados norte-americano e chinês, com a Audi apostando que ele deverá responder por mais da metade das vendas do A3 no mundo.
A marca também fala sobre o plano de montá-lo no Brasil, junto com o hatch, na fábrica da Volks no Paraná, ao lado da futura geração do Golf, decisão que aguarda acertos finais e deve ser anunciada nos próximos meses.
Divulgação | ||
Tampa do porta-malas traz aerofólio moldado à peça, em harmonia com o estilo esportivo do modelo, que tem jeitão de cupê |
A princípio, o modelo será importado a partir do primeiro trimestre de 2014, com preço inicial na faixa dos R$ 100 mil, para brigar com os modelos nacionais de luxo.
Visualmente, o A3 com porta-malas saliente está longe de parecer adaptação: o terceiro volume encaixou tão bem na carroceria esportiva que foi como se ele sempre fizesse parte da linha.
Seguindo a moda atual, o A3 tem jeitão de cupê, com teto curvo e traseira curta. Medindo 4,46 m, o modelo é 6 cm menor que um Honda Civic EXR 2.0 (R$ 84 mil), por exemplo.
Comparado ao irmão maior A4, o novato é apenas 25 cm mais curto, porém, o espaço interno do A3 Sedan é apenas razoável para adultos no banco traseiro. Mas é melhor que o do rival Mercedes CLA, em especial para a cabeça.
Divulgação | ||
No interior, capricho no acabamento, com materiais de qualidade e acesso à internet e GPS com Google Street View |
Chama a atenção o nível de capricho com o acabamento. Há texturas suaves ao toque e os são materiais nobres. Já o sistema de navegação usa o Google Street View por meio da internet a bordo.
A preocupação de manter o carro enxuto foi desde a nova plataforma modular MQB até o suporte da tela do sistema de entretenimento, feito de magnésio.
O que mais chama a atenção é a dinâmica precisa, com boa sensibilidade da direção e uma suspensão firme que mantém a carroceria quase sedimentada ao chão, oferecendo praticamente a mesma (boa) dirigibilidade do hatch.
Como a versão hatch, o A3 Sedan irá estrear no Brasil com duas opções de motor turbo: o 1.4, de 140 cv, e o 1.8, de 180 cv. Curiosamente, ambos oferecem os mesmos 25,2 kgfm de torque (força), uma limitação imposta pelo câmbio S tronic de sete marchas, segundo a Audi.
Quem quiser mais pimenta terá de esperar pelo S3 Sedan, que terá motor 2.0 de 300 cv.
O jornalista viajou a convite da Audi, que cedeu o carro para avaliação
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade