Publicidade
04/08/2013 - 02h45

Com a custom Horizon 250, Dafra estreia em um nicho pouco explorado no Brasil

GUILHERME SILVEIRA
DE SÃO PAULO

Há muitas opções de motocicletas com motor 250 cc disponíveis no Brasil, desde as "street" pequenas até modelos de visual esportivo ou pegada fora de estrada.

Mas, no segmento custom, a única opção era a Kasinski Mirage (R$ 13.990). Atenta a essa lacuna, a Dafra lançou a Horizon, por R$ 13.690. O projeto foi feito em parceria com a coreana Daelim e se baseou no modelo Daystar, já vendido em mercados europeus e na Austrália.

Montada em Manaus (AM), a Horizon é uma opção interessante para quem sente saudades da Suzuki Intruder 250 e da Yamaha Virago, que fizeram sucesso nos anos 1990 e saíram do mercado há cerca de dez anos.

Divulgação

USO URBANO

O desenho clássico e a posição confortável de pilotagem fazem dessa Dafra uma moto interessante para o uso urbano.

Embora não seja sinônimo de suavidade, o motor de um cilindro com refrigeração líquida e injeção eletrônica (23,1 cv) foi ajustado de modo a ganhar força em arrancadas e retomadas. É o mesmo conjunto que equipa a carenada Roadwin 250.

Em ação, a Horizon agrada pela disposição do assento e dos comandos. Suas pedaleiras não raspam fácil em curvas e o guidão deixa os braços em posição confortável. além de esterçar
mais que o usual no segmento.

MARCHA DISTANTE

Divulgação

Embora o câmbio de cinco marchas peque pelos engates um pouco distantes entre si, a embreagem a cabo mostra-se macia, de fácil acionamento.

Mesmo nos trechos com curvas mais fechadas, a Horizon 250 se saiu bem, fruto da suspensão, cujo acerto propicia boa combinação de conforto e estabilidade.

Os freios, que têm disco duplo na dianteira e simples atrás, são suficientes para segurar os 170 quilos da motocicleta. O escapamento de dupla saída cromada reforça o estilo vintage da Horizon.

O painel fica à frente do guidão, e o marcador de combustível vai agregado ao volumoso tanque (17,5 litros), próximo às luzes-espia.

Os espelhos retrovisores da Horizon poderiam ter um formato mais atraente -são retangulares, com bordas arredondadas-, porém a área de visão é ampla.

O acabamento em geral é bem cuidado, sem excesso de cromados. Mas há detalhes que podem ser melhorados, a exemplo das manoplas e de alguns materiais metálicos.

Largo e com densidade da espuma na medida certa, o assento oferece razoável espaço para garupa.

A nova Dafra traz garantia de um ano e duas opções de cores: preto ou branco perolado com detalhes em preto. A expectativa de vendas é tímida: 60 unidades mensais.

Pelo que tem a oferecer em sua faixa de preço, a Horizon tem chances de incomodar tanto na categoria custom como entre as demais motocicletas de apelo urbano e motores de 250 cc e 300 cc.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag