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22/08/2013 - 05h22

Jeep estuda importar a versão 'topa-tudo' do Wrangler

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
ENVIADO ESPECIAL A LAKE TAHOE (EUA)

Há dez anos, a Jeep apresentou uma versão do Wrangler capaz de ir mais longe que os outros modelos da linha. Seu nome, Rubicon, é o mesmo da trilha mais famosa -e difícil- da Califórnia.

Para celebrar a década de produção, a marca americana lançou uma série comemorativa ainda mais apta a encarar trechos difíceis. Para testá-la, a Folha percorreu a trilha que empresta o nome ao carro.

Não se deixe enganar por alguns retoques de estilo, como os bancos estofados de couro vermelho e os detalhes cromados no painel. Inspirado nas formas do modelo original (que nasceu para os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial), este é o Jeep mais radical desde que foi lançado o primeiro para uso civil, nos anos 1950.

O Rubicon 10th Anniversary recebeu molas mais longas e para-choque dianteiro de aço, mais alto e curto que o convencional, de plástico. Essas mudanças aumentaram a distância do solo e o ângulo de ataque. O motor é o mesmo 3.6 V6 Pentastar (284 cv) das demais opções da linha.

O carro é equipado de série com ar-condicionado, computador de bordo, sistema de som e direção hidráulica. A capota de lona tem acionamento apenas manual e exige uma certa prática para ser montada e desmontada.

Os pneus feitos sob encomenda pela BF Goodrich e o ajuste da caixa de redução ajudaram o jipe a enfrentar blocos de rocha e trechos lamacentos aparentemente intransponíveis.

A versão testada tinha câmbio automático de cinco marchas e recursos como controle de descida e de estabilidade. Bastava pisar no acelerador e ter bom senso para escolher o caminho para que o Wrangler seguisse em frente. Contudo, percorrer a Rubicon exige conhecimento prévio.

IMPORTAÇÃO

A Jeep estuda trazer o Rubicon 10th Anniversary para o mercado nacional em 2014. Nos EUA, essa versão custa cerca de 50% a mais que o Wrangler de entrada, que tem preço inicial de R$ 149,9 mil no Brasil. Por essa lógica, a série especial chegaria por quase R$ 225 mil.
Fincada nas montanhas de Sierra Nevada, entre Lake Tahoe e a cidade de Georgetown, esta trilha tem 35,3 quilômetros de extensão.

EM GRUPO

Os degraus de pedra precisam ser estudados com atenção. O ideal é seguir em grupo, com um jipeiro mais experiente orientando quem vem atrás a colocar as rodas nos lugares possíveis, sem causar danos ao carro.

Assim foi o teste do Wrangler Rubicon 10th Anniversary: instrutores davam as dicas durante o percurso, que leva dois dias para ser concluído. É uma prova de fôlego para o motorista e também para o carro.

O jornalista viajou a convite da Chrysler

 

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