Publicidade
17/09/2013 - 06h50

Hamster 'dirige' caminhão para mostrar o sistema de direção dinâmica; veja vídeo

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Para demonstrar como é leve o novo sistema de direção dinâmica (VDS) para caminhões, a Volvo pôs o hamster Charlie, de 175 gramas, para "dirigir" uma jamanta de aproximadamente 15 toneladas. Isso em uma estrada estreita e sinuosa em uma pedreira na Espanha.

Uma peça semelhante a uma grade de ventilador foi instalada sobre o volante, que girava conforme o pequeno roedor se movimentava dentro da armação.

Para estimular o animal, um condutor habilitado no banco do motorista posicionava uma cenoura no lado que o Charlie deveria fazer a curva. Esse sujeito também acelerava e freava o veículo, que a maior parte do tempo trafegou à beira de um precipício de 20 metros de altura.

"O teste do hamster foi um dos mais arriscados que já promovemos", disse o presidente da empresa, Claes Nilsson.

Com linguagem cinematográfica, o vídeo com o feito foi postado na internet pela montadora. O áudio está em inglês.

Veja vídeo

DIREÇÃO DINÂMICA

Mais leve que o sistema convencional, a direção dinâmica possui um motor elétrico de última geração que praticamente não exige esforço do motorista para ser movimentado, segundo a Volvo.

"Em baixas velocidades, mesmo o caminhão estando carregado, é possível esterçar a direção com apenas um dedo", explica Jan-Inge Svensson, engenheiro que ajudou a desenvolver a tecnologia.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag