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24/10/2013 - 06h00

Racional, Toyota Etios encara sofisticação do Peugeot 208

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Peugeot e Toyota passam por um momento curioso no Brasil. Enquanto a empresa de origem francesa luta para resgatar sua imagem de marca sofisticada com o novo 208, os japoneses tentam mostrar que o Etios não é tão simplório quanto parece.

Os carros passaram pelo teste Folha-Mauá nas versões que mais se aproximam em preço. Esses compactos têm em comum o bom espaço interno, mas suas propostas são bastante diferentes.

Bruno Poletti/Folhapress
Peugeot 208 Allure (à esq.) tem mais itens de série que o Etios (à dir.), mas modelo Toyota traz motor mais eficiente
Peugeot 208 Allure (à esq.) tem mais itens de série que o Etios (à dir.), mas modelo Toyota traz motor mais eficiente

Após um início difícil no mercado, com vendas bem abaixo do esperado, o compacto Toyota começou a reagir por meio de grandes promoções na rede de concessionárias. A marca fez também mudanças na cabine, parte mais criticada do hatch.

O novo interior caiu bem, mas não apaga a impressão de que o desenvolvimento do Etios foi feito na calculadora.

Os plásticos das versões mais caras agora são pintados de preto, tom que também predomina na forração dos bancos. Bem cuidado, o volante revestido de couro da versão XLS poderia estar em um Corolla.

Divulgação
Etios 2014 recebeu novas forrações nas versões mais caras
Etios 2014 recebeu novas forrações nas versões mais caras

O problema é que ao lado do Toyota estava o 208 com seu painel posicionado acima do volante. A Peugeot caprichou mais na arquitetura e ainda instalou uma central multimídia com tela sensível ao toque no centro do painel. Além de incorporar o GPS, o aparelho exibe informações do computador de bordo e tem conexão via bluetooth.

Nada disso está disponível no Etios XLS, cujo som limita-se a oferecer entrada USB. A Toyota também poupou alguns reais nos retrovisores externos, que têm acionamento manual mesmo no modelo mais caro da linha.

A Toyota só não economizou na parte mecânica. O motor 1.5 16v flex e a caixa manual de cinco marchas caíram muito bem no compacto, que foi superior ao 208 na maioria das medições de desempenho e de consumo.

Com 91 quilos a mais que o rival e motor menos atual, o modelo Peugeot apresenta desempenho na média do segmento. O câmbio também não é dos melhores, com engates um tanto "gelatinosos". A alavanca do Etios é justa.

Divulgação
Peugeot 208 tem kit multimídia com tela sensível ao toque
Peugeot 208 tem kit multimídia com tela sensível ao toque

Na soma dos fatores, chega-se à conclusão que o produto ideal teria o conjunto motriz desenvolvido pela Toyota instalado na carroceria Peugeot. Mas como isso não é possível, cabe ao consumidor escolher entre desempenho e comodidades.

Mesmo assim, ambas as versões testadas parecem caras demais para o que oferecem, mas o 208 Allure (R$ 46.290) justifica melhor seu preço. Itens como o teto de vidro e o sistema de som moderno elevam o Peugeot a um patamar superior, atraindo a atenção de compradores de modelos médios.

Para valer os R$ 42.490 sugeridos pela Toyota, o Etios XLS deveria ter mais itens de série. Hoje, a versão mais equilibrada é a X 1.3 (90 cv), que custa a partir de R$ 32.790.

Editoria de Arte/Folhapress
 

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