Publicidade
14/11/2013 - 09h14

Terceira geração do Ford Ka terá quatro portas e mais espaço

SUELI OSÓRIO
ENVIADA ESPECIAL A CAMAÇARI (BA)

A Ford chama de conceito, mas o carro apresentado ontem em Camaçari (BA) é a versão final do novo Ka. Sua importância para a marca pode ser medida pela presença de Bill Ford, presidente do conselho da montadora, no evento que exibiu o modelo.

A produção deverá começar em abril de 2014. Haverá também uma nova fábrica de motores, que produzirá o 1.0 três cilindros flex que equipará as versões de entrada.

O modelo mais sofisticado da família terá motor 1.5 16v flex (111 cv), o mesmo que já "empurra" o New Fiesta.

Divulgação
Novo Ka segue o estilo dos Ford mais recentes, que trazem também grandes entradas de ar na dianteira
Novo Ka segue o estilo dos Ford mais recentes, que trazem também grandes entradas de ar na dianteira

INVESTIMENTO

As novidades fazem parte do plano de investimento da montadora de R$ 4,5 bilhões no Brasil entre 2011 e 2015.

No evento realizado na fábrica de Camaçari, o executivo revelou que o novo Ka também será produzido em outros países, mas não mencionou quais. Disse ainda que a empresa não decidiu para quais mercados os veículos feitos no Bahia serão exportados.

"O Brasil está totalmente integrado à nossa estratégia de crescimento global. Estamos empenhados em trazer produtos de classe mundial e também em ajudar a região a criar veículos para o resto do mundo", disse Bill Ford.

Além de visitar as operações da companhia no Brasil, o herdeiro da empresa veio à América do Sul para participar da comemoração dos 100 anos da Ford na Argentina.

Com o novo Ka, que será posicionado logo abaixo do New Fiesta hatch, o Fiesta Rocam sairá de linha ainda em 2014, embora a Ford não confirme. O novo compacto competirá com modelos como VW Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Divulgação
O novo modelo vem para substituir o Fiesta RoCam e a atual geração do Ford Ka
O novo modelo vem para substituir o Fiesta RoCam e a atual geração do Ford Ka

A Ford quer atender à crescente demanda mundial por veículos compactos, que deverá chegar a 6,2 milhões de unidades por ano até 2017.

Esse segmento deve superar em 12 pontos percentuais a taxa de crescimento da indústria, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda nos países em desenvolvimento.

Para o novo modelo, a Ford promete oferecer liderança em economia de combustível na categoria, interior espaçoso, ar-condicionado mais eficiente e um compartimento central para o encaixe de celular e de outros dispositivos móveis, além de sistema de conectividade SYNC. A marca afirma que estas características são importantes para os consumidores de compactos.

"O Ka Concept é destinado a clientes dos mercados em crescimento que elevaram suas expectativas sobre os compactos", disse Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas, que também esteve no evento.

O Ka Concept é o segundo veículo desenvolvido pela Ford do Brasil -o primeiro foi o novo EcoSport.

O hatch compacto será um produto chave para a Ford em mercados como a América do Sul e a Ásia, que, somados, deverão responder por 44% do mercado global de veículos pequenos até 2017.

A jornalista viajou a convite da Ford

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag