Publicidade
17/11/2013 - 02h02

Campinas quer ser a capital do carro elétrico no Brasil

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

No Brasil, o carro elétrico ainda não tem legislação específica nem é ofertado em concessionárias, mas Campinas quer ser a primeira cidade do país a possuir infraestrutura suficiente para receber esse novo tipo de veículo.

"Vamos ter 100 postos públicos de recarga rápida, já que esses automóveis são abastecidos em tomadas", diz Samuel Rossilho, secretário de desenvolvimento econômico do município, que fica a 93 km de SP.

Divulgação
Zoe é um dos 50 carros elétricos que a Renault está entregando à CPFL
Zoe é um dos 50 carros elétricos que a Renault está entregando à CPFL

Rossilho e outros representantes da prefeitura embarcarão amanhã para a China e negociarão com a fabricante BYD a instalação de uma fábrica de ônibus elétricos na cidade.

Um coletivo da marca logo começará a rodar em fase experimental.

O coordenador do programa Mobilidade Elétrica é a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), cuja sede fica em Campinas.

Para Fernando Mano, diretor de estratégia e inovação da empresa, a cidade reúne uma série de características que facilitam a introdução dos elétricos.

"O município tem uma condição socioeconômica interessante, diversos polos tecnológicos e não é tão grande territorialmente."

Só a Renault irá fornecer 50 automóveis elétricos à CPFL, que pretende colocá-los na frota de empresas como Correios, 3M e Natura para experimentação.

O projeto prevê ainda a capacitação de mecânicos e bombeiros. Isto porque o procedimento de resgate com vítima em um carro elétrico é diferente devido aos cabos de alta tensão.

SEGURO PARA HARLEY-DAVIDSON

Divulgação

A Harley-Davidson lança em dezembro um seguro específico para as motocicletas da marca. Além do veículo, haverá cobertura também dos acessórios originais adquiridos em concessionárias.

Para os itens de personalização, a indenização máxima será de R$ 10 mil.

Segundo John Klein, diretor de serviços financeiros da empresa, os clientes encaram os acessórios como um investimento e que, por esse motivo, devem ser protegidos.

Levantamento recente feito pela Folha apontou que o seguro de motos "custom" voltadas para o lazer costuma ter preço proporcionalmente inferior em relação às demais.

GELADEIRA

Divulgação

A montadora japonesa Mazda decidiu adiar sua volta ao Brasil devido ao cenário atual do setor, que desencoraja importadores. O profissional que coordenava os estudos até voltou para a Ásia. A marca apostava na importação do novo sedã médio Mazda3.

MASERATI

A primeira loja própria da Maserati no país foi inaugurada em São Paulo; marca pretende dobrar vendas para 50 carros de luxo no ano que vem.

EASY-TAXI

Aplicativo que permite localizar e chamar táxis pelo celular lançou uma promoção na última semana: passageiro da região metropolitana de São Paulo que solicitar um táxi entre 20h e 6h e pagar a corrida com o cartão de crédito Santander terá desconto de 50% no valor registrado pelo taxímetro.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag