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17/11/2013 - 02h02

Versão final do Golf elétrico será vendida na Califórnia

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A Volkswagen nunca demonstrou grande interesse pelos veículos elétricos, preferindo apostar em carros com motor a combustão de baixo consumo. Mas os concorrentes têm sido ágeis na apresentação de automóveis "verdes".

É por isso que a marca alemã finalmente anunciou a data de lançamento do e-Golf, após alguns anos de desenvolvimento. O carro será apresentado no Salão de Los Angeles, que será aberto ao público no dia 22 de novembro.

As primeiras unidades serão comercializadas na Califórnia, a partir do segundo semestre de 2014. O motor terá o equivalente a 115 cv e autonomia para percorrer até 144 quilômetros no modo "Eco+". Nessa opção, o ar-condicionado deixa de funcionar e a potência é reduzida em cerca de 30%.

Divulgação

A maior diferença do Golf elétrico para modelos como o Nissan Leaf e o BMW i3 está no estilo. Enquanto os concorrentes têm desenho que chama a atenção nas ruas, o hatch da Volkswagen repete as linhas das versões a combustão, com apenas alguns detalhes exclusivos, como rodas e grade frontal.

AERODINÂMICA

A montadora afirma ter feito pequenas intervenções na carroceria para melhorar a aerodinâmica do Golf. Uma dessas é o spoiler instalado entre o teto e a tampa do porta-malas.

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Será mais fácil reconhecer o VW movido a eletricidade pela traseira. Além do logotipo "e-Golf" colado na tampa do porta-malas, não há saída de escapamento, por razões óbvias.

As baterias são de íon de lítio e têm sistema de refrigeração a líquido. De acordo com a Volkswagen, a recarga completa leva cerca de quatro horas em uma garagem com tomada de 220v.

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Em redes de 110v, será preciso deixar o carro plugado por aproximadamente 20 horas para atingir a carga máxima, o que praticamente inviabiliza seu uso.

Em pontos de recarga rápida, é possível atingir 80% da capacidade das baterias em meia hora. Essa alternativa já está presente em diversos postos da Califórnia.

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A VW ainda não divulgou preços nem planos de venda do e-Golf em mercados além dos EUA.

TESTE

Em 2011, a reportagem da Folha fez uma breve avaliação do primeiro protótipo do Golf elétrico. O teste ocorreu nos arredores da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.

Era um modelo da sexta geração do hatch, que não chegou a ser vendida no Brasil. O carro arrancava com disposição e mantinha boa velocidade de cruzeiro.

A mecânica é a mesma da versão que será vendida na Califórnia, mas a plataforma mudou. O e-Golf atual usa a nova base global da VW, chamada MQB.

 

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