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24/11/2013 - 02h03

Empresas apresentam propostas para uso de carros autônomos

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO A TÓQUIO

Diversas marcas demonstram carros autônomos no Salão de Tóquio. Entretanto, são as empresas desenvolvedoras de softwares que tomaram para si a tarefa de mostrar, por meio de computação gráfica, como seria essa cidade com mobilidade perfeita.

O funcionamento é aparentemente simples: para comandar o trânsito, uma central recebe o sinal da posição de todos os carros, levando em consideração também o destino deles previamente digitado no GPS.

Divulgação
Protótipo Daihatsu Kopen traz partes removíveis que permitem mudar o desenho do carro
Protótipo Daihatsu Kopen traz partes removíveis que permitem mudar o desenho do carro

Não há sequer necessidade de semáforos quando há passarela, pois os veículos conseguem se intercalar nos cruzamentos sem precisar parar, aumentando a velocidade média.

FREIOS DE EMERGÊNCIA
Sensores nos automóveis são capazes de detectar a aproximação repentina de pedestres ou obstáculos e frear emergencialmente.

Assim que detecta risco de engarrafamento à frente, um sistema de comunicação instalado no painel do automóvel sugere ao motorista que ele pare em um bolsão de estacionamento e siga a viagem em transporte público, por exemplo.

Todas as coordenadas desse novo trajeto passam a ser indicadas na tela do smartphone do condutor, como os horários de passagem do metrô, além da previsão do horário de chegada ao destino.

Franck Robichon/Efe
Nissan Blade Glider tem carroceria estreita e motores elétricos intalados nas rodas traseiras
Nissan Blade Glider tem carroceria estreita e motores elétricos intalados nas rodas traseiras

TROCA DE ENERGIA
O gerenciamento da energia para alimentar os carros elétricos e todo esse sistema também está sendo pensado, já que o Japão decidiu desativar suas 50 usinas nucleares após o desastre em Fukushima, em 2011. Essas estações eram responsáveis por boa parte da geração do país.

Assim, as casas estão sendo preparadas para recarregar os veículos elétricos e também serem alimentadas por eles. Será possível, por exemplo, programar o empréstimo da energia armazenada no carro em horários de pico -quando a conta de luz é mais cara e o fornecimento, mais crítico. (FN)

O jornalista viajou a convite da Toyota

 

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