Publicidade
28/11/2013 - 14h08

Toyota prepara lançamento de cupê esportivo no Brasil

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO A GAMAGORI (JAPÃO)

A Toyota prioriza a produção de automóveis com grande volume de vendas, mas sempre teve na linha cupês esportivos de sucesso, principalmente no Japão e nos EUA, como o Celica e o Supra.

Empresas apresentam propostas para uso de carros autônomos

O mais novo "brinquedo" da montadora é o GT 86, criado para tentar resgatar a paixão dos jovens por automóveis, que hoje perderam espaço para os smartphones.

Para atingir esse público, a ideia foi desenvolver um legítimo bólido de tração traseira, com preço bem mais acessível que os cupês de prestígio do mercado global.
A Folha foi até o autódromo de Gamagori, no Japão, para acelerar o Toyota, que deve chegar ao Brasil em 2015.

Divulgação
Previsto para chegar em 2015, GT 86 tem desenho clássico, sem muitos vincos
Previsto para chegar em 2015, GT 86 tem desenho clássico, sem muitos vincos

"A data pode ser antecipada, caso adiantemos o processo de adaptação do motor à gasolina com etanol disponível no Brasil, para evitar problemas de lubrificação", explica Tomoyoshi Kuno, responsável pela divisão de esportivos da montadora

O 2.0 aspirado do GT86 trabalha sempre em altas rotações -o corte de potência ocorre a quase 9.000 rpm. São 200 cv, potência similar a de propulsores turbinados de mesmo tamanho.

Essa característica faz com que o carro tenha acelerações planas. Segundo dados do fabricante, o cupê vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7s.

AMADORES
Se nas retas o Toyota está longe de ser um superesportivo, nas curvas ele compensa. A tração traseira, o baixo centro de gravidade e a equilibrada distribuição de peso entre os eixos proporciona um excelente controle da carroceria, mesmo em mudanças repentinas de trajetória.

Pilotos novatos terão à disposição controle de tração e de estabilidade, que corrigem excessos sem castrar tanto o desempenho do automóvel japonês. Já os mais experientes podem pressionar a tecla Sport, que deixa o veículo arisco, permitindo que as seis marchas sejam trocadas rapidamente de forma manual.

Isso, somado ao fato do motorista guiar com as pernas esticadas e com o volante bem vertical à frente, faz o motorista sentir-se dentro de um Porsche Boxster (R$ 329 mil).

Divulgação
Interior do cupê Toyota é extremamente racional, sem luxos
Interior do cupê Toyota é extremamente racional, sem luxos

Só não há o mesmo luxo -nem o status- do cupê premium alemão. Itens como bancos de couro, faróis de xenônio e navegador GPS, por exemplo, são opcionais no GT 86, que deve desembarcar por cerca de R$ 140 mil, preço mais próximo do Peugeot RCZ (R$ 128.990), que é equipado com motor 1.6 turbo de 165 cv e tem tração dianteira.

Entretanto, o grande rival do Toyota deverá ser o seu clone, o Subaru BRZ, que foi desenvolvido em conjunto e também deverá ser comercializado no Brasil.

O jornalista viajou a convite da Toyota

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag