Vaquinha virtual para compra de carro vira moda nos EUA
DO "NEW YORK TIMES"
Quando Lindsay Frandsen, que mora nos EUA, começou a elaborar sua lista de casamento, percebeu que precisava de um carro.
Ela e o noivo, Christian Burris, abriram uma conta em uma empresa que permite que pessoas interessadas em comprar veículos recorram aos seus contatos nas redes sociais, solicitando dinheiro como presente.
Em um ano, o casal conseguiu juntar o valor necessário para pagar a entrada.
Enquanto as montadoras ficam se lamentando pelo fato de jovens não terem dinheiro nem fidelidade a marcas, serviços novos inspiram-se no "crowdsourcing" (vaquinha virtual) para ajudar compradores a juntar dinheiro para aquela que pode ser sua primeira grande aquisição.
A Toyota e o Google, por exemplo, lançaram o Toyota Collaborator, uma ferramenta social para compra de automóveis com a qual os potenciais clientes do Corolla poderão discutir a decisão com a família e os amigos em tempo real.
O site permite que o participante da conversa personalize itens como rodas e a cor do tecido dos bancos. Depois, o usuário pode fazer um test drive virtual com o modelo no quarteirão onde mora, usando o Google Street View.
Tami Chappell/The New York Times | ||
Lindsay Frandsen adquiriu um sedã com doações recebidas como presente de casamento |
O objetivo é estabelecer presença no lugar em que os compradores dessa geração costumam estar: na internet.
Analistas afirmam que os jovens estão perdendo o interesse pela compra de carros e que preferem viver em cidades onde haja transporte coletivo à disposição.
Recente estudo da consultoria Deloitte & Touche aponta que o processo de compra de um veículo já é três vezes mais importante que o seu design para os americanos.
A BoostUp, empresa de "crowdsourcing" utilizada pelo casal Frandsen e Buris, diz já ter mais de 30 mil usuários à espera de doações para comprar carros.
Tradução de Paulo Migliacci
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade