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29/12/2013 - 02h02

Folha testa o Jaguar XF 2.0, sedã que fez marca inglesa aumentar vendas no Brasil

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Um passo atrás para dar dois à frente. Essas são as palavras de ordem nas fábricas de veículos de alto luxo. Para manterem-se vivas, elas estão sendo obrigadas a ampliar a escala de produção e, consequentemente, o leque de clientes. Como? Lançando produtos mais acessíveis.

Um exemplo é a Jaguar, que importa desde agosto a versão "popular" do sedã XF. Ofertado a R$ 224,9 mil, o modelo inglês custa quase a metade do valor médio dos carros da marca britânica.

Divulgação
XF 2.0 turbo, que tem 240 cv de potência, traz faróis com LEDs e cromados na grade e no para-choque
XF 2.0 turbo, que tem 240 cv de potência, traz faróis com LEDs e cromados na grade e no para-choque

Resultado: as vendas da empresa -que hoje é parte do grupo indiano Tata Motors- saltaram de 49 unidades em 2012 para 285 carros comercializados entre janeiro e novembro deste ano.
Ou seja, os emplacamentos deverão crescer cerca de 480% em 2013.

A Folha levou o XF de entrada para a pista. A versão tenta impressionar o motorista já pelo nome: Luxury.

Editoria de Arte/Folhapress

Na cabine, o couro impera. Reveste desde o volante até a parte interna das portas, que traz maçanetas cromadas e as teclas de memorização da posição dos bancos.

Quando o botão de partida é pressionado, o painel de LCD se acende, projetando na tela tradicionais mostradores circulares. Ao mesmo tempo, o seletor giratório do câmbio automático emerge do console central. A caixa produzida pela empresa alemã ZF tem oito marchas.

Há alguns excessos, como as saídas de ar com aletas eletrônicas. Elas se fecham quando o automóvel é desligado, mas não têm uma função prática.

O ronco do motor não é de nenhum V6 ou V8 utilizado nos demais modelos da Jaguar. Sob o capô está o 2.0 quatro cilindros turbo, usado também em versões do Ford Fusion, Volvo S60 e Land Rover Evoque.

São respeitáveis 240 cv de potência. O problema é que o XF beira os cinco metros de comprimento e pesa quase 1.700 kg. Na prova de aceleração, o Jaguar levou 7,4s para ir de 0 a 100 km/h, quase um segundo a mais do que o rival BMW 528i (245 cv) -outro sedã de luxo que apostou em um motor 2.0 turbo para tentar vender mais.

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Painel do Jaguar tem tela de LCD que exibe os instrumentos virtuais; GPS, som Meridian e sensor de pontos cegos são opcionais
Painel do Jaguar tem tela de LCD que exibe os instrumentos virtuais; GPS, som Meridian e sensor de pontos cegos são opcionais

PEDIGREE
O XF Luxury está longe de ser um foguete, mas, embora menos requintado que os modelos XJ e F-Type, preserva o padrão de conforto e de dirigibilidade característicos da marca. O controle de estabilidade, por exemplo, possui três níveis de assistência.

O estilo é praticamente idêntico ao da versão 3.0 V6 (340 cv), de R$ 305,9 mil. Isso deve garantir ao Jaguar "baratinho" aquela vaga VIP na frente do restaurante.

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