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07/01/2014 - 18h04

Gol completa 27 anos como o carro mais vendido do país, mas registra queda

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O VW Gol completou 27 anos como o veículo mais vendido do país. O líder, porém, apresentou em 2013 mais uma contração nas vendas e atingiu sua menor participação histórica no mercado desde que assumiu o posto: 7,1% do total, incluindo automóveis e comerciais leves. No ápice de seu "reinado", em meados dos anos 1990, o índice beirava os 17%.

De acordo com dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), foram emplacados 255 mil unidades do hatch no ano passado, ante 293 mil carros em 2012 (-13%). Segundo do ranking, o Fiat Uno também vive situação parecida. Suas vendas no período caíram de 255,8 mil unidades para 184,3 mil (-28%).

A principal explicação para esse cenário foi a chegada de novos rivais com grande apelo comercial, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. A dupla somou 244,6 mil emplacamentos nos últimos doze meses. E outros novos compactos serão apresentados neste ano, sendo um da própria Volks.

Em mercados maduros, onde o consumidor há tempos possui um amplo leque de opções de produtos, os carros líderes não costumam ter muito além do que 5% de participação de mercado, caso do Ford Fiesta no Reino Unido.

Analisando a liderança do Gol no Brasil, percebe-se que o primeiro encolhimento percentual ocorreu em 2003, ano de lançamento de outro compacto da linha VW, o Fox, caracterizado pela carroceria de teto alto e preço ligeiramente superior.

EMPLACAMENTOS DO GOL, POR ANO

2013 - 255 mil unidades (7,1% de participação total do mercado)
2012 - 293,2 mil unidades (8%)
2009 - 303 mil unidades (10%)
2003 - 180,6 mil unidades (13,1%)
1995 - 287,4 mil unidades (17,3%)
1990 - 101 mil unidades (15,2%)
1987 - 63 mil unidades (12,2%)

Fontes: Anfavea e Fenabrave

UP!

Agora, com a iminência da chegada de mais um integrante da família, o pequeno Up!, a permanência do Gol no posto de automóvel mais emplacado do país é posta em dúvida.

O Up! deve chegar em fevereiro para ser o modelo de entrada da Volks, sucedendo o Gol G4 (de geração antiga). O ineditismo e o projeto de concepção moderna serão fortes argumentos do novato, assim como a promessa de preço mais acessível.

Atualmente o Gol (1.0) parte de R$ 31 mil na configuração básica com airbag, freios ABS e carroceria de duas portas.

"Certamente o Up! irá roubar público do Gol, mas o foco da marca é ampliar suas vendas e voltar à liderança do mercado [perdida em 2001]", diz Mauricio Amadio, gerente de vendas Green Automóveis, rede de concessionárias Volkswagen.

Divulgação
Versão europeia do compacto Up!; modelo brasileiro terá carroceria pouco mais longa e acabamento simplificado
Versão europeia do compacto Up!; modelo brasileiro terá carroceria pouco mais longa e acabamento simplificado

O plano global da montadora é passar a Toyota e assumir o posto de maior grupo fabricante de automóveis e, logicamente, o Brasil, como quarto maior consumidor do produto no mundo, é peça fundamental nessa estratégia.

Depois do Gol, os reinados mais duradouros foram o do Fusca, de 1959 a 1982 (24 anos), e o do Chevrolet Monza, de 1984 a 1986 (três anos).

 

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