Publicidade
13/01/2014 - 16h10

Pela primeira vez, um modelo popular recebe nota máxima em teste de impacto

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O VW Up! recebeu classificação máxima cinco estrelas para adultos -e quatro para crianças- no teste de impacto do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina), o melhor resultado de um modelo nacional de entrada (veículo popular do fabricante).

Até então, apenas modelos de categorias superiores haviam recebido a mesma nota, como o Ford EcoSport, o Ford Focus (que é feito na Argentina) e o VW Jetta (México).

Segundo a Volks, o bom resultado no "crash test" do Up!, que será lançado no mês que vem, é consequência da estrutura reforçada do carro, que usa diferentes combinações de aço conforme a região da carroceria.

O modelo também traz de série sistemas de ancoragem para fixação de cadeirinhas e indicador de não afivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Veja vídeo; áudio em inglês

EVOLUÇÃO

O Latin NCAP avaliou ainda o Renault Clio. O compacto conseguiu classificação três estrelas para adultos.

No teste anterior, divulgado em julho do ano passado, o veículo obteve nota zero no caso da proteção para ocupantes dianteiros. Já a classificação uma estrela para crianças se mante inalterada.

Devido ao baixo desempenho, a montadora resolveu aprimorar o compacto, reforçando a estrutura da porta do motorista e acrescentando airbags, que passaram a ser itens obrigatórios por lei.

Para Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, a ação realizada pela Renault comprova a efetividade do programa para incrementar os níveis de segurança em veículos à venda na região.

O programa já avaliou aproximadamente 30 modelos à venda no país desde 2010, quando foi criado.

Há cerca de dois anos, os testes revelaram que o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina era inferior aos padrões globais.

Na época, a Proteste (associação de defesa do consumidor e parceira do Latin NCAP) chegou a afirmar que a maioria dos populares produzidos e comercializados no país estava 20 anos atrás dos europeus em relação a segurança veicular.

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

No teste de colisão frontal, o veículo bate 40% da dianteira contra uma barreira deformável a 64 km/h. O carro é avaliado com quatro passageiros, sendo dois bonecos "adultos" na frente, mais dois caracterizados como criança de diferentes idades no banco de trás.

Introduzido no ano passado, o teste de impacto lateral é baseado na regulação da ONU (Organização das Nações Unidas). O automóvel recebe uma batida lateral por meio de uma barreira deformável montada em um veículo padronizado de 850 kg que se desloca a 50km/h. O condutor é o único a bordo nessa simulação.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag