Selo do Inmetro antecipa dados de futuros lançamentos, como o Up!
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
O Inmetro divulgou a tabela de eficiência energética de carros 2014 inscritos no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). A lista revela dados de modelos que ainda nem foram lançados, caso do futuro compacto da VW, o Up!. A lista traz informações sobre o consumo e as emissões de 495 modelos zero-quilômetro.
Veja a tabela a completa do Inmetro
Pela tabela, descobre-se que o hatch terá motor 1.0 de três cilindros, opção de direção elétrica e que não desbancará o Clio do posto de popular mais econômico. O Renault percorre até 15,8 km/l com gasolina, ante 14,3 km/l do VW.
Divulgação | ||
VW Up!, que estreia em fevereiro, registrou médias de 13,2 km/l na cidade e de 14,3 km/l na estrada nas medições do Inmetro |
A relação antecipa informações de outros "segredos". O hatch Volvo V40 terá versão aventureira com tração integral, por exemplo. Já o Audi A3 Sedan, além da configuração 1.4 turbo, trará motor 1.8 igualmente sobrealimentada para rivalizar com o inédito Mercedes CLA -que também aparece no ranking.
O Inmetro informa ainda o consumo de carros de mais de R$ 1 milhão. A maioria recebeu a mais baixa nota de eficiência energética -"E", como a Ferrari F12 e o Rolls-Royce Ghost, que percorrem menos 5 km com um litro de gasolina na cidade.
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Clio foi o popular mais econômico nos critérios do Inmetro: média de 14,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada |
No topo do ranking está o híbrido Toyota Prius (15,7 km/l na cidade), que ganhou conceito "A".
NOVIDADES
Marlene Bergamo/Folhapress | ||
Taxista em São Paulo utiliza o Prius, carro híbrido da Toyota, que obteve a primeira colocação no ranking do Inmetro |
Das quase 50 marcas presentes no país, 36 estão no programa de etiquetagem do Inmetro. No último ano, a adesão cresceu 10%, incentivada principalmente pelo Inovar-Auto, que concede incentivos fiscais às montadoras que melhorarem a eficiência energética de seus carros.
Divulgação | ||
Audi A3 Sedan 1.4 turbo obteve médias de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada nos testes feitos em ambiente controlado |
"Uma das novidades desta sexta edição do programa é a divulgação de mais informações sobre os níveis de emissão dos veículos. A ideia é que o consumidor tenha acesso fácil a essas informações", explica Alexandre Novgorodcev, do Inmetro.
Além de dados como a descarga de gás carbônico, os carros serão classificados com uma nota 'verde'. Os mais limpos receberão três estrelas; os menos, uma.
Os dados estarão no site do órgão e no selo de eficiência energética que poderá ser colado no vidro do carro exposto na concessionária.
Para facilitar a comparação entre os produtos, mais duas categorias de carro foram criadas: a dos subcompactos e a dos extra grandes, totalizando doze.
Os números do Inmetro são aferidos em ambiente controlado, mas o resultado é "piorado" em 18%: há um fator de correção que simula congestionamento e uso do ar-condicionado. Já no teste Folha-Mauá, o consumo é aferido em condição normal de trânsito, com o ar desligado.
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