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28/01/2014 - 12h15

Com 116 anos e todo original, 1º Porsche de verdade será 'revelado' na Alemanha

DE SÃO PAULO

O primeiro carro esportivo a ostentar o nome Porsche foi o Type 356, de 1948. Entretanto, o projeto pioneiro da marca alemã foi o "Egger-Lohner electric vehicle, C.2 Phaeton model", o P1, para abreviar, datado de 1898.

Depois de 116 anos, o veículo original e não restaurado foi recuperado e agora será exibido no Porsche Museum, na Alemanha. Como parte das comemorações do quinto aniversário do local.

O acréscimo deste projeto fará com que o museu reoriente sua exposição permanente.

Projetado e construído por Ferdinand Porsche, o carro foi um dos primeiros registrados na Áustria, e começou a circular nas ruas de Viena no dia 26 de junho de 1898.

Porsche entalhou o código "P1" (que representa Porsche, número 1) em todos os principais componentes, o que deu a este veículo elétrico seu nome não oficial. Alguns de seus conceitos são atuais até os dias de hoje, como o motor elétrico compacto –pesava apenas 130 kg. Tinha parcos 3 cv, mas sua potência podia praticamente dobrar em curtos períodos no modo sobrecarga, o que permitia que o automóvel alcançasse até 35 km/h.

A velocidade era regulada através de um controlador de 12 marchas, e a autonomia podia chegar a 80 km, um feito considerável para a época. Outra inovação era a carroceria alternante, que permitia que o veículo pudesse ser usado tanto no verão como no inverno europeu.

O P1 foi um dos destaques do Salão de Berlim de 1899, onde participou de uma corrida de 40 km de distância com outros rivais movidos a eletricidade. Para dificultar, o trajeto tinha áreas inclinadas, um obstáculo terrível para veículos de pouca potência.

Veja vídeo; áudio em inglês

Com três passageiros a bordo, o Porsche cruzou a linha de chegada 18 minutos à frente do segundo colocado, sendo que mais de metade dos participantes não conseguiu chegar à linha de chegada.

Nesta sexta-feira (31), o P1 original será (re)apresentado a uma plateia de convidados e, a partir de fevereiro, o modelo poderá ser visto gratuitamente como parte das comemorações do quinto aniversário do Porsche Museum.

 

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