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02/02/2014 - 03h01

Teste mostra que Up! eleva o nível do segmento, mas consumo é apenas médio

EDUARDOSODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O que cabe em um carro com 3,61 metros de comprimento? No caso do Up!, tais dimensões comportam o plano VW de retomar a liderança entre as fabricantes no Brasil, que hoje pertence à Fiat. O novo compacto é o menor carro já produzido pela marca alemã no país, mas sua ambição não tem tamanho.

O modelo que será apresentado nesta semana tem desenho quase igual ao do europeu. O nacional é um pouco mais longo e tem também tanque e porta-malas maiores.

Divulgação
Versão topo de linha tem rodas aro 15 com detalhes na cor da carroceria
Versão topo de linha tem rodas aro 15 com detalhes na cor da carroceria

O Up! mostra que a VW aprendeu com os concorrentes. O carrinho tem o aspecto moderno dos compactos sul-coreanos, a racionalidade dos japoneses e a funcionalidade dos hatches franceses.

Acrescente o visual à moda Fiat 500 da versão Red, com acabamento do painel na mesma cor da carroceria, e tem-se um resultado mais atraente que os interiores monocromáticos de Gol e Fox.

Entretanto, tais ousadias limitam-se às versões mais caras. A opção de entrada (Take Up!) tem na simplicidade sua tônica. Seus principais itens de série são os airbags frontais e os freios ABS, obrigatórios em todos os carros de passeio produzidos a partir deste ano.

Divulgação
Interior pode ter diferentes combinações de acabamento
Interior pode ter diferentes combinações de acabamento

Somados à estrutura da carroceria, esses equipamentos deram ao Up! o melhor resultado já obtido por um compacto no teste de colisão feito pelo Latin NCAP. É o único "cinco estrelas" em segurança para adultos dentro de sua categoria no país.

Há outras cinco opções, que podem oferecer diferentes combinações entre itens de conforto e de acabamento. Até as rodas mudam.

FIRME

Em um teste rápido em circuito fechado, o Up! mostrou estar muitos passos à frente do Gol G4, seu antecessor. O novo modelo tem rodar firme e boa ergonomia.

O motor 1.0 três cilindros (82 cv) casa bem com a proposta de carro urbano, mas o consumo de etanol ficou acima do esperado, com média de 11,5 km/l na estrada. A versão mais equipada do Fox Bluemotion atingiu 16,4 km/l na mesma prova.

Editoria de Arte/Folhapress

O veículo avaliado trazia sistema multimídia que permite exibir informações como temperatura do motor, servindo de complemento ao quadro de instrumentos.

Os preços ainda não foram revelados, mas, para a VW, o Up! será a nova referência dos populares. É cedo para dizer se isso é verdade, mas esse carrinho fará bem a um segmento que ainda não se renovou por completo.

 

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