Primeiro com câmbio de nove marchas, Evoque 2014 chega com preço mais alto
RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O Evoque ditou os novos rumos de design da Land Rover e tornou-se o campeão de vendas da marca inglesa. Desde o lançamento, 200 mil foram comercializados pelo mundo. Cerca de 7% desses carros estão no Brasil.
A linha 2014 do utilitário de luxo ganhou algumas novidades. As menos importantes resumem-se a opções de cores e revestimentos, mas o mais importante não pode ser visto: o novo câmbio automático de nove velocidades, item fornecido pela empresa alemã ZF.
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O Evoque é o primeiro carro do mundo a ter uma caixa com esse número de marchas. Pode soar exagerado, mas, segundo a Land Rover, esse novo componente ajudou a reduzir o consumo do carro e a emissão de gás carbônico em cerca de 10%.
PARE E SIGA
O carro ganhou também o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o automóvel está parado em um sinal, por exemplo, e o religa imediatamente após o motorista tirar o pé do freio ou acelerar.
Outra novidade é o controle de cruzeiro adaptativo, que regula automaticamente a velocidade caso o carro à frente passe a rodar mais devagar.
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Salvo essas alterações, o Evoque é exatamente o mesmo carro que desembarcou no Brasil há pouco mais de dois anos.
O acabamento é esmerado, com partes de alumínio e couro. Os bancos dianteiros são bastante confortáveis, mas passageiros mais altos que viajarem atrás poderão raspar com a cabeça no teto.
O carro foi pensado para levar até quatro pessoas, pois o túnel central elevado (por onde passa o sistema de tração) rouba o espaço de um possível quinto ocupante.
A posição ao volante do Evoque é democrática. Por meio dos ajustes elétricos do banco é possível agradar diversos perfis de motorista. O ponto negativo fica para a visibilidade traseira, limitada pelo tamanho do vidro.
HERANÇA
A Land Rover foi controlada pela Ford até 2008, e o motor 2.0 turbo ficou de herança para a marca de utilitários ingleses. No Evoque, esse propulsor rende 240 cv, suficientes para dar agilidade ao modelo que pesa 1.640 kg.
O grande número de marchas cria uma espécie de "efeito CVT": o carro parece atuar sempre na faixa ideal de torque, com trocas muito suaves, porém constantes.
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A adoção de um sistema que atua freando as rodas internas à curva deixou o utilitário ainda mais estável, o que aumenta o prazer ao volante e a segurança na estrada. Mas o carro pode ir além do asfalto.
Durante a avaliação, o Range Rover Evoque encarou uma pista off-road que trazia desafios consideráveis, com direito à travessia de trechos alagados, pêndulos e rampas íngremes.
Auxiliado pelo sistema Terrain Response, que ajusta os parâmetros de câmbio, motor e tração de acordo com o terreno, o modelo não encontrou dificuldades para seguir seu caminho.
Porém, as boas novidades foram acompanhadas por um indigesto reajuste de preço. São R$ 12,6 mil de diferença no preço inicial do carro, valor que a marca justifica pela variação cambial e pelo novo conteúdo do carro.
Com isso, o Evoque parte de R$ 192 mil na versão Pure Tech Pack (quatro portas) e vai até os R$ 281,7 mil da versão Dynamic Tech Pack Coupé (duas portas).
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