Publicidade
20/03/2014 - 06h03

Volvo traz para o Brasil a versão aventureira do V40

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um hatch premium com suspensão elevada e visual aventureiro. Essa é a receita básica do Volvo V40 Cross Country, novidade da marca sueca no país. O carro chega às lojas com preço a partir de R$ 141,5 mil.

Presente na Europa desde a metade de 2013, o modelo marca uma ofensiva da fabricante para tentar roubar mercado de rivais como BMW X1 (a partir de R$ 127.950) e Audi Q3 (R$ 135,6 mil).

Em um primeiro olhar, o Cross Country difere-se da versão tradicional pelos novos para-choques e grade dianteira. A suspensão foi elevada em 40 milímetros e as rodas são de 18 polegadas, com pneus 215/45.

O motor 2.0 de cinco cilindros (210 cv) e o câmbio automático de seis velocidades são os mesmos usados na versão R-Design do V40. O conjunto funciona bem, deixando o hatch ágil. Seu pecado é não trazer borboletas para trocas de marcha atrás do volante, item disponível em outros modelos do segmento.

Como é característico da marca, esse Volvo recebeu um ótimo pacote de segurança. De série, o carro vem com o sistema de freio autônomo City Safety (pode até parar o carro sem a intervenção do motorista em caso de colisão iminente), sete airbags, freios ABS e controles de tração e de estabilidade.

Opcionalmente, o modelo pode ser equipado com sistemas que detectam pedestres e fazem a leitura de placas de velocidade (a máxima permitida na via é exibida no painel), além do airbag externo, que reduz as lesões em caso de atropelamento.

Por dentro, quase não há diferenças entre o V40 Cross Country e sua variante comum. O carro recebe bem quatro ocupantes, com bancos confortáveis e que não cansam em viagens longas. No papel do motorista, a boa dirigibilidade é auxiliada pela direção elétrica, que possui três níveis de assistência.

A altura extra é compensada pela tração nas quatro rodas com distribuição automática de força entre as rodas. O carro é bastante estável.

O V40 aventureiro não quer ser mais um fora de estrada "de butique", e a opção da Volvo por instalar um sistema de tração integral no carro já o tira automaticamente dessa categoria. Se isso não o torna capaz de encarar trilhas pesadas, ao menos garante alguma desenvoltura para um off-road leve.

Por outro lado, o acerto firme da suspensão, somado aos pneus de perfil baixo, prejudicam o conforto em trechos de terra. O sacolejo constante nessa situação mostra que, apesar da roupa de safári, o melhor lugar para aproveitar esse V40 é o asfalto.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag