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23/03/2014 - 02h03

BMW lança 'scooter de luxo' no Brasil

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O scooter é o tipo de moto mais próximo de um carro devido ao conforto, à proteção para o piloto e à facilidade para dirigir. E, quando trata-se de um modelo com a assinatura da BMW e motor dois cilindros (650 cc), há também luxo e esportividade a alto preço: R$ 52 mil.

Mostrado no Salão Duas Rodas de São Paulo em outubro do ano passado, o C600 Sport finalmente faz sua estreia no Brasil, inicialmente em pequenos lotes. Apenas 102 unidades chegarão às lojas no próximo mês.

O motor do scooter alemão é construído em Taiwan pela Kymco. Seu rendimento e potência (60 cv) justificam a classificação de maxiscooter premium. Segundo a BMW, o C600 acelera do zero aos 100 km/h em 7,1 segundos e pode atingir 175 km/h de velocidade máxima.

São números bem esportivos para um scooter, mas muito parecidos com os da recém-lançada moto Honda CB 500F, que custa menos da metade (a partir de R$ 22 mil).

Os principais concorrentes do modelo BMW, porém, são o Suzuki Burgman (R$ 43 mil na versão 650 cc) e o Yamaha T-Max 530 (R$ 42,5 mil).

O potencial de mercado para veículos de duas rodas mais sofisticados foi percebido um ano atrás pelo economista espanhol Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

"Quando cheguei ao Brasil, desci em Guarulhos e gastei três horas e meia de táxi até a avenida Faria Lima", disse ele. Enquanto isso, centenas de motos rodavam bem mais rapidamente pelos corredores no trânsito.

A performance do BMW o torna bem mais que uma alternativa de mobilidade urbana, como sugere a fabricante. Com suas rodas de 15 polegadas (bem maiores que nos scooters convencionais), é possível encarar tranquilamente uma autoestrada.

O C600 traz itens interessantes como o para-brisas regulável, a mecânica "escondida" pela carenagem e os três porta-objetos. O maior deles fica sob o banco e é um verdadeiro baú, grande o suficiente para guardar até dois capacetes.

Para dirigir, basta acelerar e frear. O câmbio é automático (CVT) e os freios têm sistema ABS, que evita o travamento das rodas.

Contudo, é preciso justificar o preço alto. A BMW tenta fazer isso oferecendo muitos equipamentos de série, como iluminação com LEDs, painel digital que checa a pressão dos pneus e até manoplas aquecidas, uma sofisticação pouco útil por aqui.

Em processo de reformulação de suas operações de motocicletas no Brasil -principalmente pelo crescimento de outras marcas premium como Harley-Davidson, Triumph e Ducati-, a BMW pretende dar maior atenção a financiamento, pós-vendas, assistência técnica e acessórios.

O novo scooter estreia em sintonia com a nova estratégia, como a linha de itens opcionais confirma. A lista inclui bagageiro e escapamento esportivo Akrapovic. E, claro, o motociclista pode se vestir a caráter, pois a linha de equipamentos do C600 conta com capacete, jaqueta e luvas, por exemplo.

 

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