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30/03/2014 - 03h24

Com novo motor, VW Gol enfrenta os rivais Fiat Palio e Hyundai HB20

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O alarme de emergência disparou na Volks. Com a chegada do subcompacto Up! e a aposentadoria da versão G4 (de geração antiga), o Gol despencou em vendas e, pela primeira vez em 27 anos, vê seu reinado ameaçado.

O fabricante resolveu reagir, mas o remédio virá em doses homeopáticas. O novo motor 1.6 com 16 válvulas e 120 cv de potência (16 cv a mais do que o anterior) estreia apenas na versão mais cara, a Rallye, caracterizada por suspensão elevada, visual aventureiro e preço próximo a R$ 50 mil.

Uma pena, pois o novo propulsor EA211 (da mesma família do 1.0 três cilindros do Up!) deixou o Gol mais agradável de dirigir.

A começar pelo menor nível de ruído, já que o motor oferece sua força máxima em rotações mais baixas -85% do torque, por exemplo, já está disponível a 2.000 rpm. Isso reduz a necessidade de reduções constantes de marchas, principalmente no trânsito urbano.

A maior diferença, contudo, é notada pelo pé direito. O acelerador não faz mais "corpo mole" quando pressionado.

Os números do teste Folha-Mauá mostraram que, com o novo motor, a versão Rallye ficou quase 1s mais rápida na prova do 0 a 100 km/h. Em percentual, isso representa um salto de 9% em relação ao modelo anterior.

A evolução foi ainda maior nos ensaios de retomada de velocidade, que simulam situações de ultrapassagens em rodovia. No teste de 80 a 120 km/h em quarta marcha, o modelo 2015 precisou de 10,6s para concluir a manobra -tempo 16% menor que o anterior.

CONSUMO

O novo motor do Volkswagen Gol também é ligeiramente mais econômico. Afinal, o foco do consumidor deste tipo de veículo continua sendo o consumo de combustível -até porque a suspensão elevada em 28 mm da versão aventureira não encoraja o condutor a uma tocada esportiva. Na cidade, o compacto da Volkswagen percorreu, em média, 8,3 km por litro de etanol e 10,8 km com gasolina no tanque.

Mérito da adoção de tecnologias atuais, como o bloco e o cabeçote do propulsor fundidos em alumínio (não em ferro), duplo circuito de arrefecimento, sistema variável de válvulas na admissão e partida a frio sem tanquinho.

Tais mudanças mostram o quanto o motor antigo estava defasado e também que, enfim, o Gol passa a ter condições de peitar a nova safra de rivais, como o HB20.
Aliás, o Hyundai e o Fiat Palio (vice-líder do segmento) chamaram o Volks para o duelo de hatches 1.6.

Editoria de Arte/Folhapress

GOL X HB20 X PALIO

A maior parte das vendas de carros novos no Brasil concentra-se na faixa de R$ 40 mil. Por esse preço, o consumidor encontra de picapes a minivans.

Para quem valoriza performance, nível de equipamentos e não precisa de um porta-malas amplo, os hatches compactos topo de linha são boas opções.

O segmento apresentou recentemente algumas novidades, como a edição Copa do Mundo do Hyundai HB20 e o Gol Rallye 2015.

Esses dois modelos e o Fiat Palio se encontraram na pista de teste para o confronto dos hatches com motores 1.6 16v, que os distancia da imagem de carros populares -esse trio de nacionais também possui versões 1.0.

LIGEIRINHO

O primeiro contato da reportagem com os carros ocorre ainda na garagem. Basta um olhar mais atento para notar que cada qual se destina a públicos distintos.

O HB20 chama a atenção pelo desenho jovial, com linha de cintura alta e vincos pronunciados pela carroceria. A série alusiva ao mundial de futebol traz ainda grade em preto brilhante, rodas de liga e faróis com máscara negra. O modelo "artilheiro" da Hyundai, porém, oferece pouco espaço para as pernas dos ocupantes traseiros.

Outro pênalti do modelo de origem sul-coreana aparece na lista de equipamentos. A série especial oferece, por exemplo, sistema de entretenimento com tela de sete polegadas, entrada USB e até televisão (que só funciona com o veículo parado), mas não tem GPS. Falta também ajuste elétrico dos retrovisores.

O Gol Rally parece mais racional. O espaço na cabine é bem distribuído, os comandos ficam em posições melhores e os acessórios mostram maior preocupação com a praticidade. Entre os itens exclusivos, sobressaem o sensor de estacionamento e o espelho no para-sol com iluminação.

Enquanto a versão aventureira do VW deverá beirar os R$ 50 mil (o preço final ainda não foi divulgado), o HB20 1.6 Copa sai por R$ 46.945, ambos nas configurações com câmbio manual.
Eles são bastante ágeis no trânsito e aceleraram de 0 a 100 km/h em aproximadamente 10s -marca de Toyota Corolla 2.0 automático.

Com o novo motor EA211 1.6 de 120 cv, o Gol, enfim, consegue encostar no rival. Porém, as configurações intermediárias do modelo continuarão sendo vendidas com o propulsor antigo, de 104 cv.

Apesar disso, o caçula da Hyundai se manteve à frente com seu econômico propulsor 1.6 de 128 cv (veja os números do teste abaixo).

Já o Fiat Palio Essence 1.6 (117 cv) não se destaca em desempenho, mas mostra-se uma opção para quem procura conforto a um preço mais modesto.

A versão de luxo do compacto da marca italiana parte de R$ 40.460 e vem quase tão bem equipada quanto os concorrentes. Oferece, por exemplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e travas e vidros elétricos.

Editoria de Arte/Folhapress
 

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