Publicidade
07/04/2014 - 13h01

Rejeição geralmente é provocada por erro comercial, não mecânico

GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Muitas marcas evitam divulgar expectativas de vendas, mesmo que tenham muita fé no sucesso de algum produto. Contudo, se a aceitação é melhor do que o esperado, o fato acaba alardeado. O contrário, não.

Lançados quase na mesma época (no fim de 2012), os compactos HB20 e Etios não tiveram a mesma sorte.

Enquanto o modelo Hyundai chegou a ter fila de quatro meses de espera, o Etios começou devagar, obrigando a Toyota a criar promoções, investir pesado em publicidade e até mudar o interior do carro para atrair mais clientes.

As vendas reagiram, e o modelo já está a cerca de 10% de seu objetivo inicial.

O QQ vende apenas um terço do que a Chery previa inicialmente, mas ainda é o veículo mais emplacado da marca. O S18, que foi o primeiro chinês flex e seria até fabricado no Brasil, saiu de linha.

Pode-se dizer que a sobretaxa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e as cotas para importados ajudam a explicar as vendas mais baixas da Chery.

REJEIÇÃO

A história recente mostra outros casos de rejeitados, alguns deles já finados, como o Renault Symbol.

Seu fracasso já era previsto por alguns executivos da operação brasileira, mas eles foram voto vencido.

Tratava-se de um Clio Sedan melhorado e bem equipado, mas que não agradou pelo estilo e pela concorrência interna com o Logan.

Prova disso é que a segunda geração do Symbol, na Turquia, nada mais é do que o novo Logan, que chegou ao mercado brasileiro em novembro de 2013.

O Chevrolet Sonic deveria concorrer de igual para igual com o Ford New Fiesta e o Fiat Punto, mas não conseguiu. Vende menos do que o previsto, não só pela restrição nas cotas de importação do México, onde o hatch e o sedã são fabricados, mas também porque tem preço alto.

Completam a lista dois chineses -o Effa M100 e o Lifan 620-, o utilitário indiano nacionalizado Mahindra e alguns modelos da sul-coreana Ssangyong, como o Actyon e o Korando. Todos sofreram rejeição devido ao estilo ou ao fato de o público não conhecer as marcas.

Mas houve também erros no acerto de suspensão (no caso do Effa), problemas de confiabilidade e de reposição de peças. Redes pequenas e, por vezes, mal aparelhadas acabaram tornando as chances desses modelos ainda menores.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag