Publicidade
09/04/2014 - 17h48

Futura geração do Ka terá motor 1.0 inédito, com potência de 1.4

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A terceira geração do Ford Ka será lançada após a Copa e terá como principal novidade o primeiro motor 1.0 de três cilindros da marca no país.

Derivado da família Ecoboost, o propulsor promete ser o mais potente da categoria, com 85 cv –número equivalente a do 1.4 do Fiat, por exemplo. Trará tecnologias como comandos de admissão e escapamento variáveis, comuns apenas em veículos de segmentos superiores.

Mas só o cabeçote será de alumínio –o bloco continuará sendo de ferro fundido.

Divulgação
Futura geração do Ka será equipada com motor 1.0 três cilindros (85 cv)
Futura geração do Ka será equipada com motor 1.0 três cilindros de 85 cv, o mais potente da categoria

Assim como 1.0 três cilindros do VW Up! (82 cv), haverá sistema de arrefecimento de dois estágios, para que o motor aqueça mais rápido e gaste menos combustível na fase fria.

A fabricante ainda não divulgou números oficiais de consumo, já que os testes realizados pelo Inmetro ainda serão feitos.

Outros destaques vão ser o coletor de escape integrado e a correia instalada no interior do conjunto, sendo banhada a óleo. Com isso, sua durabilidade aumentará, segundo o fabricante, pois não haverá necessidade de manutenção do componente antes dos 240 mil km.

Ainda de acordo com a Ford, o propulsor poderá receber upgrades futuros, como turbocompressor. Por ora, não há planos concretos para adotá-lo por aqui –na Europa, a tecnologia já é usada em versões 1.0 do EcoSport e do Focus, que chegam a 125 cv.

NOVA FÁBRICA

O novo propulsor do Ka será feito na recém-inaugurada fábrica de motores da Ford em Camaçari, na Bahia. A marca investiu R$ 400 milhões, divididos entre o projeto do motor e a construção da fábrica.

A unidade terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano e terá 300 funcionários.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag