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11/04/2014 - 20h59

Novo motor da 1.0 da Ford três cilindros poderá equipar carros médios

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após Kia, Hyundai e Volkswagen apresentarem seus motores 1.0 de três cilindros, chegou a vez da Ford apostar nesse formato. A fabricante apresentou na última quarta-feira (9) o motor que estará a bordo do novo Ka. O modelo deverá ser lançado na metade do ano, após a Copa do Mundo.

O propulsor 1.0 é derivado da família EcoBoost, porém na versão fabricada aqui não terá tecnologias como injeção direta e turbo, ao menos em um primeiro momento. De qualquer maneira, a Ford deixa claro que, no estado atual, esse propulsor é capaz de receber esses periféricos, dependendo da demanda. Uma possibilidade é que ele, turbinado, possa equipar versões da linha Focus, que deverá ter novidades em meados de 2015.

No Ka, esse propulsor renderá 85 cv a 6.500 rpm de potência com etanol e 80 cv a 6.500 rpm com gasolina. O torque ficará em 10,71 kgfm a 4.500 rpm com etanol e 10,20 kgfm a 3.500 rpm com gasolina. São números superiores ao então líder de desempenho da categoria, o motor 1.0 de três cilindros da Volkswagen que desenvolve 82 cv quando abastecido com etanol.
Refinamento

Além das tradicionais providências para evitar excesso de vibração, algo típico de um motor de três cilindros, a Ford adotou soluções técnicas modernas em seu novo motor. Ele tem bloco construído em ferro fundido e cabeçote de alumínio. O bloco em si tem 28,6 cm de comprimento e o conjunto inteiro pesa 85 kg.

No que diz respeito ao desempenho, os comandos de admissão e escape variáveis têm boa responsabilidade pelos números do propulsor e também pela curva de torque. De acordo com gráficos exibidos pela Ford, aproximadamente 90% do torque já está disponível aos 2.000 rpm, o que tende a ser uma boa característica para o uso urbano.

Além disso, há o sistema de arrefecimento em dois estágios, o que ajuda o propulsor a atingir a temperatura de trabalho ideal mais rapidamente. Isso também ajuda a diminuir o consumo, já que a fase fria tende a acabar mais cedo. A Ford ainda não divulgou números oficiais nesse quesito, se limitando a afirmar que o Inmetro avaliará o motor em maio.

Completando o pacote de tecnologias, o motor tem o coletor de escape integrado e também tem a correia posicionada no interior do conjunto. Nessa posição, ela é banhada a óleo o que, segundo a Ford, aumenta a sua durabilidade. A marca afirma que ela pode rodar até 240 mil km sem qualquer necessidade de manutenção.

Divulgação
Futura geração do Ka será equipada com motor 1.0 três cilindros (85 cv)
Futura geração do Ka será equipada com motor 1.0 três cilindros (85 cv)

INVESTIMENTO MILIONÁRIO

Esse motor será feito em uma nova fábrica de motores erguida pela Ford em Camaçari, na Bahia. A construção do novo complexo somada aos custos de desenvolvimento do motor em si consumiram R$ 400 milhões.

Em pleno funcionamento, a planta terá capacidade para fabricar 210 mil motores ao ano. Serão 300 as pessoas empregadas diretamente nela. Além disso, ela conta com 40 robôs, 34 centros de usinagem e 15 máquinas destinadas à usinagem de blocos e cabeçotes.

Todos os seus equipamentos são conectados por wi-fi, sendo que a produção será monitorada por câmeras de alta definição o que, segundo a Ford, permite risco zero de defeitos.

 

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