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20/04/2014 - 02h01

Versão completa do Volkswagen Up! enfrenta Fiat Uno Sporting

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Há dez anos, os automóveis 1.0 tinham 70% de participação no mercado. Mas o segmento mudou, e também as regras tributárias que deixavam o preço desses veículos bem mais atraentes do que o de modelos mais fortes.

Hoje, cerca de 40% dos carros vendidos são "mil", mas essa fatia voltou a crescer lentamente, impulsionada por motores modernos.

O exemplo mais recente dessa tendência é o VW Up!, cujo 1.0 tem 82 cv. O valor é próximo dos 88 cv oferecidos pelo Uno 1.4 Sporting.

Raquel Cunha/Folhapress
Motor 1.0 de três cilindros do VW Up! (à esq.) consome pouco, mas Uno 1.4 foi superior na pista
Motor 1.0 de três cilindros do VW Up! (à esq.) consome pouco, mas Uno 1.4 foi superior na pista

Preços perto de R$ 40 mil nas versões mais completas aproximam esses carros, mas há grandes diferenças entre os projetos. O compacto da Fiat segue a receita tradicional dos quatro cilindros (um a mais que o motor VW), enquanto o concorrente está alinhado à tendência mundial dos motores pequenos e menos poluentes.

Com mais potência e torque, o Uno andou sempre na frente, enquanto o Up! foi melhor em consumo.

Divulgação
Interior da versão Red do VW Up! tem acabamento na cor da carroceria
Interior da versão Red do VW Up! tem molduras do painel na cor da carroceria

O VW tem um belo acerto de motor, câmbio e suspensão. Seu visual é o mesmo do carro vendido na Europa, mas o modelo nacional é ligeiramente maior. O capricho no acabamento e a nota máxima em segurança para adultos em caso de colisão (segundo teste realizado pelo programa Latin NCAP) elevam o nível do segmento.

Porém, a saída central de ar não tem nenhuma regulagem, e a tela sensível ao toque do sistema opcional de som e navegação falhou diversas vezes durante o teste.

Divulgação
Combinação de cores ajuda a disfarçar o acabamento simples do Uno Sporting
Combinação de cores ajuda a disfarçar o acabamento simples do Uno Sporting

O Uno continua moderninho, mas envelheceu diante do rival. Para voltar a brilhar, a fabricante fará retoques no desenho ainda este ano. As principais mudanças ocorrerão no interior.

A arquitetura desses compactos privilegia o espaço nos assentos dianteiros. "Tenho 1,91 m de altura e fico bem confortável no carro. Já os ocupantes do banco de trás passam aperto", diz o engenheiro mecânico Yuri Alan, 28, que trocou um Peugeot 307 pelo hatch da Volks.

Após uma semana de convívio com os compactos, o projeto mais atual do Up! foi suficiente para superar o motor maior do Uno Sporting. A Fiat pode virar o jogo com a atualização de seu compacto, mas há um outro concorrente de peso a caminho: o novo Ford Ka estreia em breve, e sua versão 1.0 terá 85 cv.

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
 

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