Publicidade
27/04/2014 - 02h00

Para reduzir estoques, montadoras oferecem vale-combustível e descontos

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Diante de preços altos e menor acesso ao crédito, o consumidor tirou o pé do acelerador. O adiamento da compra do carro novo resultou em queda nas vendas e no aumento dos estoques. Para tentar reverter a situação, o setor aposta agora em promoções.

A maioria das empresas oferece alguma oferta. Muitas concessionárias recolocaram a faixa "IPI antigo" na vitrine para avisar que ainda possuem modelos zero-quilômetro feitos em 2013 no pátio, e com preço "velho".

Na rede Peugeot, por exemplo, o 408 tem bônus de R$ 8.000, equivalente a 13% do valor do sedã.

Para Edward Claudio Junior, especialista em finanças pessoais, situações como essa costumam ser oportunas, mas só para quem já estava planejando a compra e sabe que o negócio não irá comprometer o orçamento.

Em dúvida desde o início do ano entre o novo Golf e o Focus Sedan, o engenheiro civil José Carlos Arado, 63, aproveitou o momento para se decidir. "Acabei optando pelo Ford, que tinha desconto e ainda podia ter a metade financiada em 24 meses sem juros", conta.

As exceções são modelos recém-lançados ou com maior liquidez. Esses têm pouca margem para negociação. O Toyota Corolla 2015, apresentado há cerca de um mês, chegou a ser vendido com ágio em determinadas concessionárias.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

O desaquecimento nas vendas também atinge o segmento dos modelos mais acessíveis.

"Se não tiver algum atrativo, o consumidor não leva. O sedã Prisma 1.0 aqui tem bônus, juro subsidiado pela montadora e aprovação de crédito rápido, algo que não se via mais", diz Roberto Sayão, consultor de vendas de uma revenda Chevrolet.

Levantamento feito pela reportagem durante a última semana encontrou outras promoções, que oferecem de vale-combustível a IPVA grátis.

Outra medida tomada pelas montadoras para reduzir os estoques foi suspender a produção, o que adiará a chegada de modelos 2015.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag