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03/05/2014 - 06h00

Suspensão elevada marca a nova R 1200 GS Adventure

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após lançar a GS 800 Adventure no final de 2013, a BMW começa a comercializar a versão mais valente da irmã maior, a R 1200 GS Adventure. A moto recebeu extensas alterações e custa R$ 87,9 mil. São R$ 2.900 a mais que a versão Premium, a topo de linha até então.

O valor maior cobrado é razoável, visto que a moto ganhou diversos itens extras. O para-brisa regulável ficou mais amplo, o tanque de alumínio chegou a 30 litros (dez a mais que antes) e o para-lamas cresceu, entre outras mudanças.

Os suportes que seguram as malas laterais (R$ 2.500 cada) são de série, bem como a sustentação do GPS. O navegador interage com o computador de bordo e custa R$ 3.100. Há também luxos como iluminação em LED e manoplas aquecidas.

Com curso 2 cm maior, a suspensão dessa BMW tem ajuste eletrônico de firmeza. Além dos cinco modos de condução –dois para rodar na terra–, a moto traz controle de tração, de estabilidade e freios Brembo com ABS.

O motor de 1.200 cm³ refrigerado a líquido e a ar recebeu volante mais pesado e cumpre a tarefa de fornecer mais vigor em baixas rotações. A potência é a mesma: 125 cv (a 7.750 rpm), que garantem tocada ágil, junto com o câmbio de seis marchas e a transmissão por eixo cardã. O acabamento do trem de força é exclusivo, na cor preta.

GRAVIDADE

O teste aconteceu em um autódromo particular no interior de São Paulo, e foi suficiente para notar que essa GS também encara curvas com segurança. O mérito é em parte do motor com dois cilindros contrapostos (boxer), que confere baixo centro de gravidade, e das suspensões eletrônicas, mais firmes no modo Dynamic.

Apesar dos 260 kg, a GS é leve em movimento, em muito graças ao guidão largo. Com a ajuda do amortecedor de direção inferior, a precisão direcional é elevada.

O banco ajustável, mesmo na menor altura (89 cm, contra 85 cm da GS normal), faz os mais baixos sofrerem.

O modo de condução Enduro foi testado em circuito montado em vias de terra e mato, com o ABS desligado. O controle de tração atua a contento, deixando a traseira derrapar pouco, e a suspensão ªengoleº bem os obstáculos. A versão Adventure usa pedaleiras com dentes, que dão maior aderência para os calçados.

Essa R 1200 GS só não vai melhor no fora de estrada por trazer pneus de uso urbano, idênticos aos das outras versões. Para utilizar o modo Enduro Pro, deve-se trocá-los por um conjunto com cravos.

No fim da avaliação, a Adventure cumpriu o que prometeu, sendo confortável para viagens e econômica. Pena que custe tanto no Brasil. Na Europa, seu preço equivale a R$ 50 mil.
A nova BMW só será vendida em versão completa, nas cores branca, azul ou verde oliva, que estreia na linha. Até o fim do ano, a marca pretende emplacar 450 Adventure, que é produzida na Alemanha e tem dois anos de garantia.

 

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