Publicidade
15/05/2014 - 06h03

Linha Volvo recebe novo motor 2.0 turbo

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Volvo começa a deixar para trás a herança do período em que foi controlada pela Ford. Um dos passos mais importantes é a substituição do motor EcoBoost por um novo 2.0 turbo nas versões T5 dos modelos S60, V60 e XC60.

Com bloco de alumínio e injeção direta, o propulsor chamado Drive-E pesa 23 quilos a menos que o anterior. A fabricante afirma que uma das principais vantagens é a redução do consumo de gasolina, estimado em cerca de 25%. A potência chegou a 245 cv -ganho de 5 cv- e o torque também aumentou.

Divulgação
Volvo XC60 T5 passa a trazer motor de 245 cv e câmbio automático de oito marchas
Volvo XC60 T5 passa a trazer motor de 245 cv e câmbio automático de oito marchas

Além do motor, a linha 60 passa a ter uma nova caixa automática de oito marchas, fabricada pela japonesa Aisin. Um dos destaques desse câmbio é o Sistema Redutor de Perdas, que desacopla a transmissão quando o motorista alivia o pé do acelerador.

Com isso, o carro roda como se estivesse em uma "banguela", aproveitando a inércia. Para manter a segurança, o programa é desabilitado sempre que o motorista faz alguma intervenção, como frear, por exemplo.

A Folha testou a novidade a bordo de um XC60 T5 Dynamic. Mesmo com os 1.833 kg do modelo, o novo motor impulsiona o utilitário esportivo com vigor.

O ganho mais claro é percebido na ampla faixa de rotação em que o torque máximo está disponível, o que confere ao carro bastante agilidade no trânsito urbano e nas ultrapassagens.

A velocidade de cruzeiro é alcançada com pouco esforço. Além do motor, a nova transmissão mostra-se adequada à proposta do veículo, e proporciona trocas rápidas e suaves.

Divulgação
Utilitário de luxo tem tração dianteira e muitos itens de segurança
Utilitário de luxo tem tração dianteira e muitos itens de segurança

Com a função Sport selecionada, o câmbio estica as marchas até o limite de rotação. Porém, faltam hastes para realizar as passagens pelo volante. Quem quiser fazer as trocas manualmente terá que usar a própria alavanca de câmbio.

É uma pena, pois o XC60, apesar do porte, revelou-se estável em curvas. A suspensão apoia bem a carroceria, graças a um ajuste mais firme. A contrapartida vem na hora de encarar pisos irregulares, situação na qual há batidas secas e sacolejos.

Divulgação
Interior tem forração de couro e apliques metalizados
Interior tem forração de couro e apliques metalizados

Ar-condicionado de duas zonas e sistema multimídia são itens de série, além de uma profusão de equipamentos de segurança, algo típico da Volvo. Mas o modelo carece de uma câmera de ré, especialmente por tratar-se de um carro de grande porte e preço sugerido de R$ 162.950.

O consumo em estrada durante o teste ficou longe dos 11 km/l estimados pela fabricante -em breve, o carro passará pelas medições do teste Folha-Mauá.

O próximo grande passo da Volvo rumo à independência será o lançamento da nova geração do crossover XC90, primeiro carro a utilizar a plataforma SPA. O modelo deverá chegar ao mercado no início de 2015.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag