Publicidade
22/05/2014 - 13h31

Feito para cidade, Jeep Compass tem a missão de fazer frente a RAV-4 e CR-V

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

Prestes a fabricar novamente um carro no Brasil, a Jeep vive um momento de grandes expectativas. O Renegade, que será produzido em Pernambuco a partir de 2015, deverá recolocar a marca nas rodas de conversa automotiva. Porém, até lá, o produto mais acessível continuará sendo o Compass.

Com motor 2.0 (156 cv) e câmbio CVT, esse utilitário urbano de tração dianteira -não há opção 4X4- foi feito para concorrer com as versões mais "baratas" do Honda CR-V (R$ 98,9 mil) e do Toyota RAV-4 (R$ 101.820).

O americano Compass, que custa R$ 102,1 mil, quer o público que admira a marca e não faz questão de ter um veículo para o fora de estrada. Esse consumidor não terá do que se queixar, pois o desempenho e o consumo aferidos no teste Folha-Mauá ficaram no mesmo nível dos concorrentes japoneses. O problema é que os rivais conhecem melhor esse perfil de cliente.

Divulgação
Jeep Compass é vendido com tração dianteira; não há opção 4X4
Jeep Compass é vendido com tração dianteira; não há opção 4X4

O modelo da Jeep tem interior espaçoso, com tecido nos bancos e poucos detalhes metalizados. É um tipo de forração que combina com um topa-tudo como o Wrangler, mas não com um carro feito para quem está acostumado aos contornos caprichados dos utilitários modernos.

Em movimento, o Compass faz tudo o que os concorrentes fazem. Ele passa por cima de buracos sem sofrer e pede cautela nas curvas fechadas, pois a suspensão elevada faz a carroceria balançar mais.

A Jeep detectou que a proposta inicial agradava mais às mulheres e fez pequenas mudanças para tornar o carro mais masculino. Detalhes cromados foram substituídos pelo preto brilhante, presente até na pintura das rodas. Por dentro, quase nada mudou na linha 2014.

A lista de itens de série inclui airbags frontais e laterais, controles de tração e de estabilidade, sistema de som com bluetooth e comandos no volante, ar-condicionado automático e rodas aro 18.

Com vendas modestas, o Compass cumpre seu papel de guardar lugar para o Renegade, que será menor, custará menos nas versões 4X2 (estima-se R$ 70 mil) e terá opções preparadas para enfrentar terrenos difíceis.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag