Peugeot 3008 é familiar para quem curte dirigir e não precisa de muito espaço
EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"
O Peugeot 3008 modelo 2015 chegou à pista de testes na véspera de seu lançamento no Brasil, na semana passada. A frente atualizada é sua principal novidade, com faróis e grade redesenhados. Felizmente, o que há de melhor não mudou: o motor 1.6 turbo (165 cv) que faz o carro chegar aos 100 km/h em pouco menos de 10 segundos.
Pedro Bicudo/Divulgação | ||
Frente do Peugeot 3008 modelo 2015 ganhou novos faróis e grade |
Eis o principal recurso desse legítimo crossover francês: o conjunto mecânico. Os adversários em sua faixa de preço (R$ 99.990) têm motores 2.0 flex (Hyundai ix35, Honda CR-V e Kia Sportage) ou a gasolina (Toyota RAV-4). Todos são pelo menos 1,5s mais lentos que o modelo produzido em Souchaux, a quase 500 quilômetros de Paris.
Porém, ser rápido não é a principal qualidade de um carro de apelo familiar. Quem tem filhos sabe o quanto o espaço é importante, e nesse quesito o 3008 está em desvantagem. Os passageiros do banco traseiro dispõem de menos espaço para as pernas em comparação aos rivais.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Desenho passou por mudança discreta, mas interior ficou datado |
ALEMÃES
Com a necessidade de atender a diferentes públicos, esse Peugeot está mais próximo das minivans de luxo, como a Mercedes Classe B, do que dos utilitários urbanos do porte de um BMW X1. Os modelos alemães estão entre os rivais do 3008 na Europa, o que força a fabricante francesa a entregar um produto mais refinado e tecnológico.
Por exemplo, a suspensão traseira tem um sistema pressurizado que compensa a rolagem da carroceria em curvas mais acentuadas. Dessa forma, o crossover comporta-se como um hatch nas situações em que os utilitários mais sofrem.
O 3008 também causa boa impressão com revestimentos bem cuidados, mais refinados que os vistos nos concorrentes de origem asiática.
A linha 2015 chega em versão única (Griffe), equipada com teto panorâmico, controles de tração e de estabilidade, seis airbags e rodas de 17 polegadas.
A profusão de botões e os grafismos dos sistemas de som e de navegação pareciam modernos em 2011, mas soam datados agora.
O câmbio de seis marchas é suficiente para a proposta. Um de seus recursos é "segurar" a rotação após uma acelerada mais forte. É útil em uma ultrapassagem na estrada, mas causa incômodo em algumas situações na cidade, como em uma troca de faixa, quando é preciso aumentar a velocidade e reduzi-la repentinamente. Após essa manobra, o giro permanecerá alto por alguns instantes.
Firme e bom de curva, o 3008 é uma opção interessante para famílias cujos motoristas querem um carro mais interativo, ligeiramente esportivo, e que não precisam de muito espaço na cabine.
Pedro Bicudo/Divulgação | ||
Interior não passou por grandes mudanças, e ficou datado |
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