Publicidade
01/06/2014 - 02h15

Aventureiro mais barato do país, Palio Way esbarra em projeto antigo

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

O raciocínio da Fiat é coerente: se a linhagem aventureira foi responsável por 50% das vendas do Mille Way (lançado em 2006) nos seus últimos anos de vida, o mesmo efeito será sentido no Palio Way, que a marca lança neste mês por R$ 27.860, disponível apenas na carroceria de quatro portas.

Ocorre que o mercado não é mais o mesmo de oito anos atrás. Os bons resultados de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, por exemplo, refletem um comportamento diferente do consumidor de compactos, que passou a exigir automóveis mais confortáveis, equipados e modernos..

Divulgação
Versão mantém desenho básico apresentado na linha 2004 do Palio
Versão mantém desenho básico apresentado na linha 2004 do Palio
Editoria de Arte/Folhapress

SALTO ALTO

O hatch da Fiat ganhou suspensão elevada e 1,5 cm a mais de altura livre do solo, tendo molas e amortecedores substituídos por um conjunto mais firme.

Apesar disso, a versão Way é levemente mais macia do que o modelo convencional, principalmente ao rodar sobre pisos irregulares. Isso pode fazer diferença para frotistas, cujos campos de trabalho Brasil afora quase sempre incluem trechos de asfalto mal cuidado ou ausente.

Como os detalhes estéticos e os novos pneus deixaram o modelo 17 quilos mais pesado, a Fiat também mexeu na relação do diferencial para melhorar o desempenho, enquanto a quinta marcha foi alongada.

Porém, o carro avaliado registrou performance inferior ao da versão "normal" no teste Folha-Mauá. Por exemplo, o Palio Way levou cerca de um segundo a mais para chegar aos 100 km/h nas provas de aceleração.

A cabine é basicamente a mesma desde 1996, e hoje parece ainda menor perto dos interiores amplos de alguns compactos modernos. O banco, que não tem ajuste de altura, gera dificuldades para achar uma boa posição para dirigir. A coluna de direção também não traz qualquer tipo de regulagem.

No painel, a novidade é o conta-giros posicionado à esquerda no quadro de instrumentos. Esse item não é oferecido na versão Fire.

O problema mais grave do Palio Way, no entanto, é o preço: equipado com rádio com CD player e entrada USB, direção hidráulica, ar-condicionado e travas e vidros com acionamento elétrico, o carro vai a R$ 33.368, o que o afasta da proposta de ser um dos automóveis mais baratos à venda no Brasil.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag