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08/06/2014 - 02h04

Porsche espera que Macan seja seu modelo mais vendido no país

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Porsche Macan chega ao Brasil com a missão de ser o modelo mais vendido da marca, pretensão que pode esbarrar no preço do carro. A versão S custa R$ 399 mil, sendo mais cara que a V6 (de entrada) de seu "irmão" maior, o Cayenne (R$ 349 mil).

Divulgação
Versão S tem motor V6 de 340 cv e tração integral; configuração Turbo chega aos 400 cv
Versão S tem motor V6 de 340 cv e tração integral; configuração Turbo chega aos 400 cv

De acordo com Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca alemã no país, os utilitários esportivos de luxo não deverão disputar o mesmo tipo de cliente. "O Macan tem potencial para atingir um público mais amplo. A decisão de compra é motivada pelas características de cada modelo, e não por uma eventual comparação entre eles", afirma.

Em um teste de 100 quilômetros ao volante de um Macan S, foi possível notar que o modelo tem dirigibilidade muito próxima à de um hatch médio esportivo, apesar de sua carroceria de utilitário. O porte avantajado é minimizado pelo teto descendente na traseira.

A versão avaliada conta com um motor 3.0 V6 de 340 cv e 46 kgfm de torque. O propulsor torna o modelo ágil e faz com que ele ganhe velocidade facilmente.

O trajeto do teste não permitiu avaliar o comportamento do Macan em curvas sinuosas. Mas é de se esperar que ele não faça feio, em virtude da suspensão firme e do sistema que controla o torque nas rodas que estão do "lado de dentro" na curva, o que ajuda a manter a trajetória.

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Forração de couro pode fugir do habitual preto e assumir cores vivas
Forração de couro pode fugir do habitual preto e assumir cores vivas

TRADIÇÕES
O acabamento interno mantém a boa impressão deixada pelo exterior. Ainda que fuja do que os puristas consideram ser um autêntico Porsche (como o 911 e o Boxster, por exemplo), o SUV incorpora algumas tradições da marca, como o contato da chave colocado do lado esquerdo do volante e o conta-giros no centro do painel.

Os revestimentos da cabine são de ótima qualidade, e os bancos dianteiros apoiam bem o corpo. O espaço no assento traseiro, como esperado, é suficiente apenas para as pernas e um tanto apertado verticalmente.

Aqueles que quiserem se sentir em um esportivo "de raiz" podem regular o banco na posição mais baixa possível, e ainda assim não terão a visibilidade comprometida.

No Brasil, tanto a versão S quanto a Turbo são equipadas com a suspensão pneumática PASM, que garante um rodar confortável em pisos menos amistosos, mas que permite ao carro manter-se estável em rodovias bem pavimentadas.

Resta saber se o Macan corresponderá às expectativas de venda da Porsche, que planeja emplacar entre 400 e 450 unidades até o fim do ano. "As pessoas estão observando os rumos que a economia pode tomar, mas há potencial para que o mercado volte a crescer", acredita Visconde.

 

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