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27/06/2014 - 06h00

Perto de lançar novo Classe C, Mercedes prepara ampliação da rede de lojas

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

Protagonista do rompimento da marca de 10 mil emplacamentos em um ano, o Classe C deverá ser novamente um dos propulsores de um provável novo recorde de vendas da marca: "vamos ultrapassar com certeza os 11 mil emplacamentos em 2014, podendo chegar a 11,5 mil até o final do ano", prevê Dimitris Psillakis, diretor geral de Automóveis da empresa no Brasil.

A diferença para 2011, quando o modelo atual foi apresentado, é que o novo Classe C –a ser lançado em agosto no Brasil– terá a companhia do GLA, crossover que estreará no Salão do Automóvel, em outubro.

Uli Deck/Efe
Novo Classe C chega em agosto; preço será definido às vésperas do lançamento
Novo Classe C chega em agosto; preço será definido às vésperas do lançamento

Não por coincidência, ambos serão os primeiros produtos da futura fábrica da Mercedes em Iracemápolis (a (163 km de São Paulo), que começa a produzir os primeiros carros entre o fim de 2015 e começo de 2016. Antes de serem nacionalizados, serão importados da Alemanha.

PERUA
Alinhadas em segmentos como sedãs, SUVs e esportivos, BMW e Jaguar divergem da Mercedes (e Audi) quando o assunto são as peruas derivadas dos sedãs. Enquanto a marca bávara e a inglesa dispensam esse (reduzido) mercado, a fabricante de Stuttgart seguirá com a estratégia de oferecer a station wagon. "Nossa intenção é trazer todos os produtos que a marca tem, quando tem mercado. Vendemos 150 unidades da perua em um ano, o que para nós é satisfatório e viabiliza a importação do modelo". Revelado na Europa em maio, o modelo deve desembarcar no mercado nacional apenas no início do ano que vem.

Segundo Dirlei Dias, gerente sênior de Vendas e Marketing da Mercedes, a razão pelo mercado de peruas ser tão reduzido no Brasil é o medo de desvalorização acentuada. "O principal motivo de impedimento de venda é a depreciação. Só o cliente com um capital mais elevado se dá o direito de se satisfazer, comprando exatamente o que atenderá sua demanda, sem se preocupar na hora da revenda", explica.

GLA 200
Na contramão do que fez com o CLA, lançado em janeiro em configuração única por elevados R$ 150,5 mil, a Mercedes vai lançar o GLA no Brasil começando pela versão de entrada– assim como foi lançado o A200, em abril do ano passado –, para na sequencia engatar o GLA 250 e o esportivo GLA 45 AMG.

Quanto ao CLA, Psillakis avisa que, por ora, não há versões mais baratas a caminho, já que a única planta que produz o modelo atualmente, na Hungria, ainda não consegue atender a demanda mundial. Contudo, o fraco número de vendas do sedã compacto não preocupa a marca: "nossa estratégia com o CLA não é de volume; queremos fazer volume com C, B e GLA".

Divulgação
Ao lado do novo Classe C, GLA 200 será líder de vendas da Mercedes
GLA 200 também será produzido no Brasil

MAIS CONCESSIONÁRIAS
Ultrapassar os 11 mil emplacamentos neste ano e, a partir de 2016, ter dois novos veículos nacionais exigirá da Mercedes ampliar a rede de concessionários e se fortalecer em outras regiões.

Segundo o executivo, a rede de concessionárias será ampliada dos atuais 42 pontos para 47 lojas até o fim do ano. Após inaugurar cinco concessionárias nesse ano (Santos, Natal, Joinville, Teresina e Maringá), a montadora terá mais cinco novas lojas, tanto em SP quanto no Nordeste, região que tem sido mais explorada pela Mercedes.

Quanto à fábrica, a Psillakis afirma que o cronograma está "100%" dentro do previsto e que, por ora, não há planos para um terceiro modelo: "temos confiança de que esses dois produtos (C e GLA) vão preencher as 20 mil unidades de capacidade produtiva."

 

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