Marcas reposicionam preços e elevam conteúdo para amenizar crise em vendas
RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS
Não há mais esperanças de crescimento. Segundo estimativas da Fenabrave (entidade que representa a rede de concessionárias), serão vendidos cerca de 3,3 milhões de automóveis e comerciais leves em 2014, contra os quase 3,4 milhões registrados no ano passado.
Com a prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até dezembro, resta às montadoras oferecem planos de financiamento mais atraentes, baixarem os preços e aumentarem a quantidade de equipamentos de série -que é uma forma de baratear o produto.
As investidas começaram em janeiro, quando a Fiat baixou os preços de toda a linha Uno, com descontos de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil -ofertas que fizeram o hatch compacto partir de R$ 24.990.
Agora, a Renault parte para uma estratégia ainda mais agressiva e, ao apresentar o novo Sandero, anuncia que os preços foram reduzidos, enquanto a prática normal é elevar os valores de tabela dos lançamentos.
Luiz Costa/Divulgação | ||
Renault Sandero teve preços reduzidos na linha 2015 |
MAIS POR MENOS
Como havia ocorrido com o sedã Logan, o hatch alinhou-se ao modelo europeu em termos visuais. Ganhou ainda novos freios, suspensões e sistema elétrico.
A configuração Authentique cai de R$ 30.550 para R$ 28.890, já com a até então ausente direção hidráulica, enquanto o Sandero Expression 1.0 passou de R$ 36.710 para 34.990, mesmo tendo ganhado sistema de som.
Há redução também nas versões 1.6: a Expression agora parte de R$ 38.590 (ante R$ 40.450 do antigo modelo) e a topo Privilège, que até então custava R$ 44,5 mil, dá lugar à Dynamique, por R$ 42.390.
Já a Ford adotou um realinhamento na gama 2015 do EcoSport, que ganhou na nova versão de entrada (1.6 SE) rodas de liga leve e espelhos retrovisores com setas.
A diferença de preço entre as linhas 2014 e 2015 (R$ 61.690 para R$ 62.990) equivale a um valor inferior àquele cobrado se o cliente equipasse o modelo com tais itens separadamente.
Algo parecido -formar um pacote de equipamentos por valores abaixo da prática do mercado- também tem sido recorrente na GM, que lançou a série Advantage em boa parte da sua linha de produtos.
Estratégias semelhantes devem ser adotadas por outras marcas no segundo semestre, o que favorece o consumidor.
MELHORIAS NO INTERIOR
A redução dos preços e a transformação de antigos opcionais em itens de série são as grandes surpresas na linha 2015 do novo Sandero. Já o visual era conhecido desde a renovação do sedã Logan, apresentada em novembro de 2013.
O interior do hatch teve as esperadas evoluções no acabamento, com materiais de melhor qualidade e revestimentos mais caprichados nos bancos (destaque para o tom azul da versão mais cara).
O espaço ainda é o melhor da categoria, mas a experiência ao volante continua neutra: não castiga o motorista, tampouco lhe encanta.
Portanto, racionalidade ainda é a palavra que o Sandero pronuncia melhor. Segundo a Renault, há novos sistemas de freios, direção e suspensão, mas somente nesse último os ocupantes sentem diferença mais nítida: com bitolas maiores, o hatch ganhou uma dose extra de conforto e de estabilidade.
O foco das melhorias está no interior, que além de evoluir em isolamento acústico, oferece mais comodidade aos ocupantes, com itens como ar-condicionado digital e sistema multimídia, disponíveis nas versões mais caras.
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