Publicidade
06/07/2014 - 02h00

"Donos" de seu segmento, sedãs médios asiáticos passam pelo teste Folha-Mauá

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

A hegemonia das marcas europeias e norte-americanas entre os sedãs médios resistiu até meados dos anos 90 à chegada de japoneses e coreanos. Daí em diante, os asiáticos se popularizaram e hoje dominam um dos segmentos mais importantes do mercado: há pelo menos dez anos, Corolla e Civic revezam-se na primeira colocação. E os que antes eram meros coadjuvantes, como Nissan Sentra e Hyundai Elantra, hoje não deixam de ser considerados.

SENTRA, O RACIONAL

Em 'Décadence Avec Élégance', Lobão canta que "é melhor viver dez anos a mil do que mil anos a dez". O músico não deve ter um Sentra na garagem. O sedã japonês não é para quem corre riscos, e isso dá para notar não só antes, mas também depois de dar a partida.

Sóbria, a cabine esbanja espaço e traz o trivial do segmento. No painel, as informações são exibidas sem grandes vaidades.

Dirigir o Sentra também não eleva os batimentos cardíacos, como mostram os números de aceleração e retomada. O câmbio CVT funciona bem quando se anda devagar, mas, numa investida mais forte no acelerador, assume que ser rápido não é com ele.

Tais características seriam defeitos se o Nissan pretendesse ter alguma esportividade, o que não é o caso. Não vem escrito no manual do proprietário, mas seu foco é outro -e quem sai da loja com esse modelo sabe que encontrará conforto e tranquilidade. De quebra, seu porta-malas passa dos 500 litros, e o preço é convidativo.

editoria de arte/folhapress
Editoria de arte/Folhapress

PRAGMÁTICO

O Corolla segue quase na mesma linha. Símbolo do pragmatismo sobre rodas, o Toyota não abriu mão da pegada conservadora; apenas se atualizou na missão de ser um sedã eficiente e confiável. Tanto que as principais evoluções estão no espaço interno e no câmbio, agora um CVT de sete velocidades.

O número de marchas prioriza o consumo: mesmo pesando exagerados 1.695 kg, o Corolla foi o mais econômico no teste Folha-Mauá.

A cabine da versão XEi é formada por contradições. Ar-condicionado digital, bancos forrados em couro e central multimídia dividem espaço com certos descuidos. Os botões do ar-condicionado têm aspecto pobre e a alavanca de abertura do tanque de combustível parece coisa de carro barato. O volante também tem um problema: é ligeiramente torto (o braço esquerdo fica mais esticado para alcançar a peça).

RAZÃO E EMOÇÃO

A estreia do Elantra, em 2011, foi cercada de expectativa. Os sul-coreanos vinham obtendo bons resultados em vendas, e os preços estavam alinhados aos dos rivais. Porém, as regras de importação mudaram, elevando os valores para perto de R$ 100 mil.

editoria de arte/folhapress
editoria de arte/folhapress

Os atuais R$ 83,4 mil cobrados ainda são altos, mas ao menos o Hyundai entrega mais do que o Toyota equivalente. Há banco elétrico para o motorista, ar digital "dual zone" e controle de estabilidade (ESP), itens indisponíveis no Corolla XEi.

A experiência ao volante é agradável. A direção do Elantra tem um equilíbrio ímpar entre leveza e precisão, a cabine é bem desenhada e o acabamento, exemplar.

Câmbio e motor conversam bem, mas seus 178 cv garantiram apenas números ligeiramente superiores aos dos rivais. A suspensão agrada em pisos decentes, mas podia ser mais suave sobre irregularidades.

O Civic também foi atualizado recentemente, de maneira mais discreta. Atualmente fora dos holofotes da Honda (que acabou de mexer no Fit e se prepara para lançar o City 2015), o sedã ganhou rodas aro 17 e grade frontal renovada na versão LXR.

Mas permanece como referência em dirigibilidade. Isso é resultado da combinação de suspensão traseira independente, direção precisa e ótima posição de guiar. O ponto fraco é a caixa automática de cinco marchas, que, diante da evolução dos câmbios, ficou quase tão obsoleta quanto as opções de quatro velocidades.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag