Publicidade
06/07/2014 - 02h02

Dodge completa 100 anos; conheça a história da marca

DE SÃO PAULO

Em maio, a Dodge mostrou ao público o Hellcat SRT Challenger, um "muscle car" com 717 cv. É curioso imaginar que, há cem anos, a empresa apresentava seu primeiro carro com também impressionantes, pelo menos à época, 35 cv.

Na esteira do Ford T, uma pequena indústria de componentes automotivos decidiu entrar no ramo de produção de carros. A Dodge Brothers, comandada pelos irmãos John e Horace Dodge, projetou um veículo repleto de inovações, o Model 30.

CHRYSLER

A empresa foi vendida para a Chrysler e, com o desenvolvimento do sistema rodoviário americano, prosperou no pós-guerra.

Com boas estradas à disposição, os motoristas norte-americanos queriam carros mais potentes. De olho nessa necessidade, a Dodge lançou diversos veículos com cavalaria respeitável.

A marca chegou ao Brasil em 1969, onde ficou até 1981. No fim da década de 1990, a empresa voltou a produzir por três anos, quando a picape Dakota passou a ser montada no Paraná. Eram os tempos da malsucedida parceria Daimler-Chrysler.

Com a crise do petróleo no fim dos anos 1970, os carros beberrões perderam espaço, e a Dodge entrou em crise.

Para sair do buraco, a marca mirou nos veículos familiares, como a minivan Caravan, e os esportivos, com carros preparados pelo legendário Carroll Shelby.

Atualmente, a empresa é vinculada à Fiat, que comprou a Chrysler em 2011.

A centenária marca agora foca sua produção em carros "nervosos". A mesma intenção que os irmãos Dodge tinham há um século, mas com muitos cavalos extras.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag