Publicidade
12/07/2014 - 06h00

Futura fábrica da Kia no México deverá ajudar filial brasileira

DE SÃO PAULO

A Kia Motors já decidiu: haverá uma nova fábrica, no México, que atenderá prioritariamente ao mercado norte-americano. A empresa sul-coreana ainda não fez o anúncio oficial, mas a Folha apurou que a divulgação ocorrerá em breve.

A novidade poderá beneficiar a operação da marca no Brasil, que teve de reduzir os volumes de importação devido às exigências do Programa Inovar-Auto.

Ainda não foram definidos quais veículos serão produzidos na nova unidade, mas o Kia Soul está entre os cotados. Devido ao acordo comercial, os carros poderão chegar ao Brasil isentos de imposto de importação.

Divulgação
Novo Kia Soul, que chega ao Brasil no segundo semestre, poderá ser fabricado no México
Novo Kia Soul, que chega ao Brasil no segundo semestre, poderá ser fabricado no México

PRODUÇÃO NACIONAL

Apesar de ter aderido ao programa de incentivo do governo, a Kia não produz no Brasil. Por isso, sua cota anual sem a sobretaxa de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é limitada a 4.800 carros.

De acordo com José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, a possibilidade de a marca ter também uma fábrica nacional continua em discussão, mas um antigo problema judicial ainda atrapalha.

Na década de 1990, o governo deu cerca de R$ 2 bilhões de incentivos à sul-coreana Asia Motors, que abriria uma fábrica na Bahia, nunca construída.

A Fazenda moveu uma ação contra a empresa, que envolveu a Kia (compradora da falida Asia Motors na Coreia do Sul), a Hyundai e o governo sul-coreano.

Em 2011, a Kia foi liberada da responsabilidade da dívida. Porém, a matriz da empresa ainda sofre consequências do processo, o que trava as negociações para o estabelecimento de uma fábrica no Brasil.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag