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17/07/2014 - 06h00

Versão automatizada do Up! consome pouco, mas deve em desempenho

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

O Volkswagen Up! chegou ao mercado com duas missões principais: elevar os padrões de qualidade no segmento dos compactos populares e repetir as vendas expressivas do aposentado Gol G4. Por enquanto, apenas a primeira foi cumprida.

Alessandro Shinoda/Folhapress
VW Up! fica mais lento com câmbio automatizado
VW Up! fica mais lento com câmbio automatizado

Os números divulgados pela Fenabrave (entidade que representa os concessionários) mostram que o pequeno VW tem crescido nos emplacamentos a cada mês, mas o acumulado do ano ainda o coloca atrás de modelos como o Chevrolet Celta, que há tempos deixou de ser um sucesso de público.

Editoria de arte/Folhapress

A boa notícia para a Volks é que apenas o Up! e o Nissan March tiveram alta nas vendas entre maio e junho, bom sinal diante da crise no mercado automotivo.

FAMÍLIA CRESCEU

A marca alemã ampliou rapidamente a família do compacto. Há opções com carroceria de duas ou quatro portas, câmbio manual e automatizado e uma elástica faixa de preços. Os valores começam em R$ 26,9 mil e chegam a R$ 42.990, caso da versão Black I-Motion que passou pelo teste Folha-Mauá.

As credenciais desse câmbio automatizado são respeitáveis: 30 quilos de peso total e sistema de gerenciamento calibrado pela Porsche. Na vida real, contudo, precisa melhorar bastante.

É certo que ele percorrerá a mesma evolução do sistema disponível nos carros com motor 1.6 da VW, que hoje apresentam trocas bem mais suaves em comparação à época de lançamento, em 2009.

Enquanto isso não acontece, a caixa de cinco marchas do Up! I-Motion perturbará os ocupantes com intervalos entre as passagens semelhantes a uma perda de fôlego.

Nas reduções, o sistema pensa demais até entender qual é a intenção do condutor, e só depois de algum tempo engata a marcha inferior -e lá se foi a chance de fazer uma ultrapassagem.

O Up! automatizado também andou menos: foram longos 16,4s para ir do zero aos 100 km/h (com etanol). A versão manual foi 1,2s mais rápida na mesma condição.

O consumo mantém-se elogiável, com médias cidade/estrada de 11,8 km/l (etanol) e 15,4 km/l (gasolina).

Porém, qualidades não lhe faltam para tentar compensar o mau desempenho do câmbio robotizado. Direção leve e de respostas diretas, cabine espaçosa e ergonomia exemplar fazem do Up! o carro a ser batido no segmento.

 

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