Gladius é versátil, mas não traz freio com ABS
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Lançada na Europa em 2009, a Suzuki Gladius 650 -substituta da SV650, que não foi vendida oficialmente no Brasil- chegou ao mercado nacional apenas em 2013.
Seu preço de R$ 27.240 a coloca de frente com Kawasaki ER-6N (R$ 30 mil) e Honda CB 500F (R$ 23,5 mil), ambas com freios ABS (sistema que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência). Esse item não está disponível nem como opcional no modelo da Suzuki.
A Gladius tem design inspirado na italiana Ducati Monster, caracterizado pelo chassi de aço em forma de treliça. Seu motor refrigerado a líquido (72 cv) tem dois cilindros dispostos em V. É o mesmo usado na multiúso V-Strom, lançada em junho por R$ 55,9 mil.
Divulgação | ||
Chassi em treliça remete à Ducati Monster e se destaca entre as cores disponíveis: branco, cinza ou azul e branco |
O câmbio tem seis marchas e engates precisos. Em giros mais altos, a potência surge vigorosa, acompanhada por um ronco que não incomoda.
A suspensão foi ajustada e mostra equilíbrio entre absorção de pisos ruins e firmeza em curvas mais ousadas.
Com porte compacto, se destacam na Gladius a ciclística amigável e a agilidade. Em arrancadas e retomadas, sobra força para empurrar seus 202 quilos.
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Painel é bem organizado e traz indicador de marcha; só faltou marcador do nível de combustível |
POSIÇÃO ERETA
No uso urbano, a naked esquenta pouco, e seu guidão compacto esterça bem. Em estradas, a posição de pilotagem ereta ajuda a cobrir distâncias mais longas sem exigir muito esforço físico do condutor.
Os manetes oferecem regulagem de distância, detalhe que faz diferença na composição da ergonomia.
O acabamento é bem cuidado, assim como o painel. Completo, traz velocímetro digital, conta-giros analógico grande e mostrador da marcha engatada.
A falta de um marcador para o nível de combustível incomoda, pois o tanque é pequeno (14,5 litros). Há somente uma luz de reserva.
Outro ponto que poderia ser revisto pela marca japonesa na próxima renovação é a parte frontal do banco, que é dura. Um pouco mais de espuma resolveria o problema. Ao menos o assento é baixo (78,5 cm de distância do solo) e largo, o que contribui para o conforto.
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Freios têm boa resposta, mas falta sistema antitravamento, equipamento presente nas rivais |
Versátil e compacta, a Gladius faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui, ainda não despontou entre as dez mais vendidas de seu segmento, que é liderado pela Honda CB 500F.
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