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24/07/2014 - 12h26

Audi S3 Sedan une adrenalina ao conforto para o uso urbano

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE

A combinação de estilo, versatilidade e esportividade do S3 Sedan deixa dúvidas quanto à necessidade de uma versão ainda mais esportiva dentro da gama do menor dos sedãs da Audi.

A possibilidade do lançamento de um RS 3 (outrora um hatch) de três volumes tem crescido desde maio, quando a marca alemã mostrou o radical A3 Clubsport Quattro.

Caso se converta em realidade, o carro-conceito e seus 525 cv e 61 kgfm de torque serão uma extravagância perto da mistura de emoção e razão do novo compacto apimentado da Audi, que chega em agosto ao Brasil, com preço estimado em R$ 210 mil.

Divulgação
Novo compacto da Audi chega em agosto no Brasil, por R$ 210 mil
Novo compacto da Audi chega em agosto no Brasil, por R$ 210 mil

Intermediário entre o A3 e o RS 3, o S3 Sedan não precisa mais do que os seus 300 cv e 38,7 kgfm de torque para conquistar os mais ávidos por performance.

Nas estradas alemãs (as Autobahn, que não têm limite de velocidade), a máxima de 250 km/h chega rápido, ainda com um resto de fôlego para o motor 2.0 turbo. Estabelecer os 200 km/h como velocidade de cruzeiro é tarefa comum para o S3 Sedan.

Em todo o percurso, a sensação de segurança é latente, seja pela estabilidade alcançada pelo ajuste da suspensão e dos amortecedores, seja pela direção precisa e firme.

Assim como o perfume é parte fundamental de uma boa comida, o ronco do motor tem papel decisivo num esportivo: embora sejam apenas quatro cilindros, ouve-se algo semelhante a um encorpado V6.

NO BRASIL, DIFERENTE

A grande sacada do S3 vem justamente de onde menos se espera: a esportividade é óbvia, mas a versatilidade, não.

Cumprir seu papel de provedor de emoções não impede o modelo de servir bem no uso urbano. Basta alterar o modo de condução de "Dynamic" para a opção que privilegia o conforto.

Rápido e preciso em giros altos, o câmbio automatizado de seis marchas é suave quando o carro é usado apenas como um meio de transporte.

Com a adrenalina contida, repara-se melhor no acabamento, nos materiais bem selecionados e no silêncio.

O S3 só não pode ser o carro de uma família numerosa, já que seu espaço atrás é confortável apenas para dois ocupantes –o túnel central impede uma acomodação decente do pés.

O impecável pavimento alemão não maltrata as rodas aro 19 (opcionais), mas as unidades destinadas ao Brasil exigirão um ajuste mais complacente da suspensão para evitar pancadas a cada buraco.

Uma alteração certa está no motor. Devido às leis brasileiras de emissões, o S3 daqui terá "só" 280 cv. Nada que tire seu brilho.

O jornalista viajou a convite da Audi

 

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