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10/08/2014 - 02h15

Com porta-malas de 445 litros, Ka+ foca em espaço mais do que o New Fiesta

DANIEL MESSEDER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um Ka com porta-malas de 445 litros? O compacto da Ford, que da geração antiga manteve só o nome, agora tem também um modelo sedã.

Batizado de Ka+, o carro chega às lojas em outubro (um mês depois do hatch) com motores 1.0 12V três cilindros e 1.5 16V, nas versões SE, SE Plus e SEL.

Divulgação
LEGENDA KA+
LEGENDA KA+

Os preços vão de R$ 37.890 a R$ 47.490, já incluindo desde a versão de entrada ar-condicionado, direção elétrica, som com Bluetooth e travas e vidros dianteiros elétricos.

Além do maior espaço para bagagens, o Ka+ recebeu esse nome porque, segundo a Ford, representa um passo além do hatch (que custa de R$ 35.390 a R$ 39.990) em outros aspectos.

Por fora, a grade frontal tem filetes horizontais e faróis cromados internamente; o hatch, grade do tipo colmeia e faróis com máscara negra. Por dentro, a diferença fica no tecido dos bancos e nos apliques no acabamento do painel, do volante e das maçanetas.

Considerando design, teto elevado e posição de dirigir mais alta, o Ka+ está mais para substituto do Fiesta Sedan Rocam do que o próprio New Fiesta Sedan, cujo projeto não valoriza o espaço interno.

No Ka+, ao contrário, quatro adultos de até 1,80 m não passam aperto, seja para acomodar as pernas ou a cabeça. Não chega a ter a largura de um Logan, mas apresenta medidas similares às do Prisma.

E a tampa do porta-malas tem braços pantográficos, que não interferem no espaço das bagagens.

Avaliado pela Folha nos arredores de Trancoso (BA), o Ka+ SEL 1.5 mostrou boa relação com as estradas esburacadas da região.

Afora a boa absorção de impactos (o novo Ka é mais macio que o New Fiesta) e o eficiente isolamento acústico, a direção elétrica se revelou leve e rápida, na medida para desviar das crateras. No conjunto, o modelo é confortável e silencioso.

Emprestado do New Fiesta, o motor 1.5 16V de 105/110 cv e 14,6/14,9 kgfm de torque caiu bem no Ka sedã. Mesmo não contando com comando variável, mostra disposição desde os primeiros giros.

É possível andar em baixa velocidade com marchas elevadas ou, quando exigido, fazer ultrapassagens seguras.

Para completar, a relação de transmissão acertada permite viajar a 120 km/h em quinta marcha com apenas 3.200 rpm, ajudando também no baixo ruído interno.

Apesar da boa performance, a diferença de preço para o motor 1.5 não é pequena: R$ 5.000, seja qual for a versão.

FALHAS

Mesmo no Ka+ topo de linha faltam forração na tampa do porta-malas e ajuste elétrico dos retrovisores, além de haver falhas no acabamento. No carro avaliado, as colunas dianteiras estavam mal encaixadas e um "grilo" no painel se manifestava em pisos irregulares.

Para quem esperava versão automática, um banho de água fria: a Ford diz que não oferecerá o câmbio automatizado Powershift.

Em compensação, o Ka+ é o único da categoria a contar com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema de entretenimento com comandos por voz.

O jornalista viajou a convite da Ford.

 

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