Publicidade
11/08/2014 - 13h20

Nissan inaugura estúdio de design no Rio de Janeiro

RODRIGO LARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A tropicalização, "tempero" brasileiro para carros globais vendidos no país, será uma das principais funções do Nissan Design America Rio, estúdio de design inaugurado na quarta-feira (6).

É a primeira unidade do tipo na América Latina.

Na fase inicial, a equipe liderada pelo norte-americano Robert Bauer pesquisará gostos e necessidades do consumidor brasileiro no que diz respeito ao design dos carros.

"A expectativa é que, em cinco anos, o estúdio brasileiro tenha representatividade suficiente para também influenciar carros da Nissan que serão vendidos globalmente", afirma Bauer.

Entre os principais projetos nos quais Bauer teve participação está o conceito Extrem, um crossover compacto com vocação urbana.

O modelo foi exposto durante o Salão de São Paulo de 2012 e foi feito pensando-se exclusivamente no gosto do brasileiro.

No entanto, a Nissan diz que não há chance de o protótipo se tornar realidade.

Taro Ueda, vice-presidente de Design da Nissan Américas, ressaltou que elementos como a grade dianteira em V e os faróis e lanternas em formato de bumerangue serão marcas constantes nos carros da fabricante.

"Queremos criar uma identidade a ponto de que as pessoas sejam capazes de identificar rapidamente que o carro que elas estão vendo se trata de um Nissan", diz.

PRETO E PRATA

Para o designer, o Brasil é fonte de inspiração pela arquitetura, pelas paisagens e pelas cores.

Mas fez uma ressalva. "Ter tantos carros nas cores preto, branco e prata não combina com o Brasil. Esperava encontrar mais veículos coloridos aqui", disse.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag