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24/08/2014 - 02h15

Fácil de dirigir, quadriciclo Razor 800 encara atoleiros com tranquilidade

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sempre surge uma nova sigla para algo diferente sobre rodas. Depois do SUV, chegou a vez do UTV (Utility Terrain Vehicle, algo como Veículo Utilitário para todo Terreno). Um topa-tudo 4 x 4.

Trata-se de um jipinho para esporte ou passeios na terra, um crossover entre um quadriciclo e um jipe, um tratorzinho curto e leve (2,64 m de comprimento e 467 kg).

Enquanto um quadriciclo se dirige como uma moto, com guidão e o garupa atrás, o UTV tem volante e o acompanhante vai ao ao lado.

Para vivenciar o que faz um UTV, a Folha participou da Polaris Experience, em Campos de Jordão (SP), enfrentando mais de 50 quilômetros de trilhas e estradinhas de terra pelas montanhas da região.

Divulgação
Razor 800 EPS LE encara obstáculos na terra ou na lama com facilidade
Razor 800 EPS LE encara obstáculos na terra ou na lama com facilidade

A reportagem usou um Razor 800 EPS LE -motor bicilíndrico, refrigeração liquida, 760 cc e 54 cv, para dois ocupantes- em uma caravana com mais de 40 UTVs e quadriciclos, a maioria com acompanhante. Os maiores levam até quatro pessoas.

Dirigir um UTV é fácil, comprar, nem tanto. O preço do Razor 800, importado dos Estados Unidos, começa em R$ 50 mil (os quadriciclos da Polaris partem de mais acessíveis R$ 11 mil). O modelo com direção elétrica e amortecedores especiais sai por R$ 60 mil. Os de quatro lugares pulam para R$ 100 mil.

Em compensação, o UTV não precisa ser emplacado nem pagar IPVA.

Segundo os instrutores da caravana, "se você fizer tudo certo, o UTV vai a qualquer lugar. Se fizer tudo errado, também vai, só que chacoalha mais".

De fato o Razor encara obstáculos na terra ou na lama com facilidade. Para dirigir, basta acelerar e frear, já que o cambio automático CVT privilegia o torque em baixa velocidade. A direção eletricamente assistida é leve.

Os freios são eficientes, com discos nas quatro rodas. Para trilhas mais pesadas, aciona-se o 4X4 em um botão.

OUSADIA

Na terra, o Razor 800 mostra desempenho esportivo, com arrancadas rápidas e volante obediente.

Com a empolgação, logo vêm as manobras mais ousadas, como acelerar forte para "descolar" as rodas traseiras e derrapar na curva.

A suspensão é macia, copiando bem o terreno até em subidas de barranco, mas sempre confortável.

O UTV acelera rapidamente até os 70 km/h. Acima disso a pilotagem fica mais arriscada, como em todo veículo que roda por trilhas estreitas.

Sobe barrancos e rampas de 45º de inclinação com facilidade, assim como se livra de atoleiros com boa tração.

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O preço do Razor 800, importado dos Estados Unidos, começa em R$ 50 mil
O preço do Razor 800, importado dos Estados Unidos, começa em R$ 50 mil

A posição para dirigir é agradável, com espaço suficiente para as pernas dos ocupantes, apesar de os bancos só terem regulagem de profundidade. Já o volante tem ajuste de altura.

Por segurança, o cinto do motorista é de quatro pontos, enquanto o do acompanhante é de três pontos. Usar capacete também é fundamental.

Estradas asfaltadas não são seu habitat. Mas trafega bem nelas até uns 80 km/h, apesar de haver alguma trepidação vinda dos grandes pneus lameiros.

Para rodar mais facilmente a até 100 km/h, alguns proprietários colocam pneus mistos, estilo cidade/campo, mas se perde aderência na terra, na lama ou na areia.

Segundo Paulo Brancaglion, da Polaris, dos 500 veículos vendidos no Brasil em 2013, 60% foram quadriciclos, e o restante, UTVs.

A empresa espera dobrar as vendas em 2014, mas inverter a proporção em favor dos UTVs.

 

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