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28/08/2014 - 06h01

Suzuki volta ao asfalto com o compacto esportivo Swift

JOSIAS SILVEIRA
ENVIADO A MOGI GUAÇU (SP)

Depois de retornar ao Brasil no fim de 2008 com o utilitário Gran Vitara e investir tudo em modelos com aptidões fora-de-estrada –os lançamentos seguintes foram o Jimny e o SX4–, a Suzuki retorna ao asfalto com o compacto Swift.

A reestreia do hatch -a geração passada do modelo foi vendida no país nos anos 1990- acontece com duas versões: a Sport (R$ 74.990) e a Sport R (R$ 81.990), ambas com motor 1.6 16v aspirado (142 cv). Os carros chegam às lojas em setembro.

Murilo Mattos/Divulgação
Faróis de xenônio são itens de série no Swift Sport; motor 1.6 16v tem 142 cv de potência
Faróis de xenônio são itens de série no Swift Sport; motor 1.6 16v tem 142 cv de potência

Segundo Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil, os preços sugeridos refletem "a sofisticação do projeto".

Com 1.065 kg, o Swift tem relação peso/potência similar a de concorrentes mais caros, como o Audi A1 Sportback (a partir de R$ 91,7 mil) e o Mini Cooper (R$ 89.950).

Contudo, seus rivais têm mecânica mais elaborada, com motores turbo e câmbios automáticos.

O Suzuki é equipado com uma caixa manual de seis marchas, assim como outro modelo de peso no segmento, o Citroën DS3 (R$ 86.990).

Murilo Mattos/Divulgação
Saída dupla de escapamento ressalta caráter esportivo do hatch japonês; opção R tem teto pintado em cor diferente da carroceria
Saída dupla de escapamento ressalta caráter esportivo do hatch; opção R tem teto pintado em cor diferente da carroceria

SOLUÇÃO CASEIRA

A opção "R" é criação do representante da marca no Brasil. Traz rodas de 17 polegadas (a versão mais "simples" vem com aro 16), teto pintado em cor diferente da carroceria e câmbio com relações mais curtas.

O Swift mostrou-se bastante esportivo no autódromo Vello Città, em Mogi Guaçu (a 164 km de São Paulo), ficando à vontade em curvas fechadas.

Bancos com ombros acentuados e volante com assistência elétrica completam o pacote que faz o motorista se sentir um piloto, devido às reações rápidas do carro.

Nas cidades e estradas esburacadas, o Suzuki merece alguns cuidados adicionais ao volante. Os pneus de perfil baixo e a pouca distância em relação ao solo pedem asfalto liso.

O porta-malas oferece pouquíssimo espaço devido ao pequeno estepe inclinado. A Suzuki não informa a capacidade, que dificilmente alcança os 200 litros.

Divulgação
Cabine do Swift Sport tem forrações escuras; câmbio é manual, com seis marchas
Cabine do Swift Sport tem forrações escuras; câmbio é manual, com seis marchas

"ENGENHARIA NIPÔNICA*

A carroceria desse Swift tem aços de espessura variável e é mais leve do que a encontrada no modelo convencional, à venda em outros mercados.

A Suzuki diz que sua estrutura tem melhor deformação progressiva, o que garantiu as cinco estrelas nos testes de colisão feitos na Europa.

Resta saber como o populoso mercado de compactos sofisticados irá receber esse Suzuki, principalmente pela presença de concorrentes consagrados em uma faixa de preço elevada.

 

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