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07/09/2014 - 02h15

Fiat foca em tecnologia para tentar recolocar o Uno entre os mais vendidos

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES (ARGENTINA)

O circuito de teste não incluía rodovias. Limitava-se ao perímetro do bairro Palermo, em Buenos Aires, com muitos semáforos e trânsito intenso. Seria infernal para um esportivo, mas perfeito para o novo Fiat Uno.

A avaliação começou com a versão Evolution e seu sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas no trânsito. É fácil acostumar-se à tecnologia, pois basta acionar a embreagem para que o motor volte a funcionar em 0,4s.

É menos que o tempo gasto pelo motorista para engatar a primeira.

Aqui cabe uma observação: quem tem o hábito de manter o câmbio engatado ao parar em um sinal não verá nenhuma vantagem na novidade. É preciso colocar o Uno em ponto morto para que o equipamento funcione.

Enquanto o carro era testado na Argentina, outra unidade seguiu para o Instituto Mauá de Tecnologia. A expectativa era saber como ficou o consumo em trânsito urbano, situação em que o Start-Stop é realmente aproveitado.

Com gasolina no tanque, a versão Evolution chegou a média de 12,3 km/l na cidade, ante 11,8 km/l do antigo Uno 1.4 Economy. A melhora de 4,2% na eficiência foi pequena diante dos cálculos da Fiat -a fabricante afirma que o consumo pode ser até 20% menor.

APERTE A TECLA

O resultado aquém do esperado não prejudicou a boa imagem deixada pelo carro, que conseguiu evoluir em tempos de concorrência acirrada. Ganhou até a opção de câmbio Dualogic acionado por botões. Retirar a alavanca é mais marketing do que engenharia, mas os resultados práticos e visuais deverão agradar aos "novidadeiros".

Basta pisar no freio e apertar uma tecla para que a primeira seja engatada. A partir daí, a caixa automatizada passará a fazer trocas com uma suavidade maior que as percebidas em outros modelos da Fiat. Ao ser combinado ao motor 1.4, o sistema chegou ao seu melhor acerto.

NOVO MODELO VIBRA MENOS E TEM DESEMPENHO MODESTO

Números à parte, o Uno 2015 ficou bem mais interessante. A percepção de melhora no acabamento é imediata: diferentes cores de forrações e quadro de instrumentos com mostrador digital reinventaram o ambiente, outrora espartano.

Com novos coxins, o motor 1.4 Fire Evo (88 cv) deixou de gerar as vibrações que reverberavam na cabine, mas ainda perde feio para os rivais em desempenho.

Por exemplo, o Chevrolet Onix 1.4 (106 cv) foi cerca de 3s mais rápido na prova de retomada de velocidade (80 a 120 km/h) -e o motor GM nem é uma referência de modernidade no segmento.

CONECTADO

A Fiat compensa o desempenho inferior com acessórios atraentes. Os carros testados traziam um rádio com suporte adaptável a diferentes tipos de smartphones. Dessa forma, é possível ouvir música e carregar o aparelho ao mesmo tempo, além de utilizá-lo como navegador.

Há também várias combinações possíveis de revestimentos, e até a possibilidade de colocar um cinto central de três pontos no banco traseiro, peça rara entre os populares. Mas, claro, tudo tem seu preço.

Disponível somente com câmbio manual de cinco marchas, o Uno 1.4 Evolution custa a partir de R$ 34.990, valor que inclui direção hidráulica, sistema Start-Stop e acionamento elétrico das travas e das janelas dianteiras.

Mas quem desejar ar-condicionado, sistema de som e retrovisores elétricos terá de pagar R$ 40.660 pelo carro.

O câmbio Dualogic é um opcional que custa R$ 2.980 e está disponível nas versões Way e Sporting, ambas com motor 1.4 Fire Evo.

O mais barato dos Uno 2015 -e o único com opção duas portas- continua a ser a versão básica Vivace, que mantém o desenho antigo e tem preço inicial de R$ 26.370.

Para o modelo novo, a opção mais em conta é a Attractive 1.0, que vem de série com direção hidráulica. Os valores sugeridos começam em R$ 30.990.

FIAT UNO 1.4 EVOLUTION

Preço: R$ 34.990
Motor: Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros, oito válvulas, 1368 cm³
Potência: 88 cv (e) e 85 cv (g) a 5.750 rpm
Torque: 12,5 kgfm (e) e 12,4 kgfm (g) a 3.500 rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
Pneus: 175/65 R14
Peso: 990 quilos
Porta-malas: 290 litros
Dimensões (em metros): comprimento: 3,81 - largura: 1,64 - altura: 1,48 - entre-eixos: 2,38
Aceleração (0 a 100 km/h): 13,4s (e) e 13,9s (g)
Retomada (80 km/h a 120km/h): 16,6s (e) e 17,2s (g)
Consumo urbano: 9,3 km/l (e) e 12,3 km/l (g)
Consumo rodoviário: 13,1 km/l (e) e 18 km/l (g)

Viagem a convite da Fiat

 

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