Publicidade
14/09/2014 - 02h15

Exposição londrina apresenta veículos utilizados nos filmes de James Bond

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRES

A mostra londrina Bond in Motion, que segue até março no London Film Museum, no distrito de Covent Garden, reúne diversos veículos usados em filmes do agente secreto mais famoso do cinema.

São cinquenta carros, motos e lanchas que estrelaram as perseguições de James Bond desde "007 contra o satânico Dr. No" (1962), o primeiro filme da série.

Interativa, a mostra tem telas instaladas logo atrás das principais atrações exibindo cenas envolvendo esses veículos.

Para completar a viagem no tempo, são expostos objetos usados nos filmes, como a identidade do escocês Pierce Brosnan como Bond. O ingresso para adultos custa o equivalente a R$ 60.
Da mesma forma que teve romances fugazes com as "bond girls", 007 também se envolveu com seus carros.

Logo ao chegar na exposição, o visitante encontra dois suntuosos modelos Rolls-Royce: o Phantom III 1937 do vilão Goldfinger e um belíssimo Silver Cloud II 1962 usado em "007 na mira dos assassinos" (1985).

MUSCLE CARS

Mais à frente, o Mercury Cougar XR7 e o Ford Mustang Mach I são dois improváveis "muscle cars" na série marcada por carros ingleses.

A presença do Lotus Esprit S1 anfíbio, usado na era Roger Moore em "O espião que me amava" (1977), é destaque. "Os efeitos especiais ainda não permitiam animação gráfica do carro dentro da água. Tivemos que adaptar o Lotus para filmá-lo submerso", diz Chris Corbould, diretor de efeitos especiais da série. Segundo ele, esse foi o primeiro veículo submergível do mundo.

Após passar pelos modelos mais clássicos, começa a era BMW, quando Pierce Brosnan assume o personagem.

Um dos mais famosos é o BMW Z8 de "O mundo não é o bastante" (1999).

As motos também estão lá, como uma BMW R1200 C e uma Cagiva 600 W16 que salta de um penhasco em "007 contra Goldeneye" (1995).

MARTIN, ASTON MARTIN

Os Aston Martin aparecem em profusão. Chama atenção o icônico DB5 de 1963, usado por Sean Connery em "Goldfinger" (1964) e depois em outros cinco longas. Ao seu lado, uma réplica igual ao automóvel que explode em "Operação Skyfall" (2012).

As máquinas acompanham as mudanças do agente, que em 2006 passa a ser vivido por Daniel Craig, com mais ação e menos diálogos.

É nessa fase que o Aston Martin DBS V12 de "Cassino Royale" entrou para o Guinness Book com o recorde de capotamentos seguidos em um filme.

Os veículos pertencem ao instituto Ian Fleming, criador do personagem, e à produtora EON. A maioria continua em estado de conservação impecável, do jeito que os visitantes esperam encontrar na exposição.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag