Elétrico, BMW i3 chega ao Brasil com motor extra a gasolina
JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Primeiro carro de série exclusivamente elétrico da BMW, o i3 chega ao Brasil sem subsídios ou isenções tributárias. Por isso, seu preço começa em R$ 225.950.
Apesar do comportamento habitual de um elétrico, ele não deixa de ser um modelo típico da BMW, com boa capacidade de aceleração: chega aos 100 km/h em 7,9s, de acordo com a fabricante.
Divulgação | ||
A autonomia média do i3 é de 160 km, mas pode chegar a 200 km no modo Eco Pro+ |
Seu motor elétrico rende 170 cv e, melhor, possui torque elevado e constante em qualquer rotação.
Como todo carro elétrico, o BMW i3 impressiona pelo silêncio. Dentro dele escuta-se apenas o contato dos estreitos pneus no asfalto.
No trânsito pesado, o freio quase não é usado. Basta aliviar o pé no acelerador para que a velocidade comece a reduzir rapidamente. Essa característica serve para regenerar a energia da frenagem, que recarrega as baterias.
Ponto crítico dos elétricos, a autonomia média do i3 é de 160 km, mas ela pode ser maior quando acionados os modos Eco Pro (180 km) ou Eco Pro+ (200 km).
Nessas opções, as luzes diurnas são desligadas e a performance fica mais contida. No Pro+, o ar-condicionado para de funcionar.
Divulgação | ||
Por meio do GPS, tela sensível ao toque ajuda motorista a encontrar serviços |
AUTONOMIA
Como no Brasil ainda não existe rede de recarga em locais públicos, todas as 100 unidades do i3 importadas até o fim deste ano contam com autonomia estendida.
A vida extra é cortesia de um motor a combustão com dois cilindros e 650 cc (o mesmo do scooter BMW). Ele é colocado ao lado do elétrico.
Caso as baterias cheguem a 20% de sua capacidade, o motorzinho atua na recarga, garantindo mais 100 km de autonomia com um tanque de nove litros de gasolina- resultando em um nada ecológico consumo de 11 km/l.
Com as baterias totalmente descarregadas, o reabastecimento mais rápido demora três horas.
Para isso é preciso plugar o carro no Wall Box 220V, um carregador opcional que custa R$ 7.450 e é instalado na garagem. Em uma tomada comum de 110V, a espera pode demorar até 16 horas.
Construído com fibra de carbono na carroceria e alumínio no chassi, o BMW i3 tem 3,99 m de comprimento (o mesmo que um Honda Fit) e oferece bom nível de conforto para até quatro pessoas.
Seu acabamento traz revestimentos ecológicos ou recicláveis. Com isso, o peso total fica em contidos 1.315 kg.
Divulgação | ||
Com motor elétrico (170 cv), o i3 chega aos 100 km/h em 7,9s |
GPS INTELIGENTE
Outro destaque é a conectividade, que independe de um celular com bluetooth. Um chip instalado no veículo garante conexão em qualquer lugar, e o GPS do carro traça rotas menos congestionadas em tempo real.
No painel, a tela sensível ao toque disponibiliza um aplicativo que auxilia o motorista a encontrar borracheiros, restaurantes, bancos ou outros serviços. Pelo celular, é possível checar a situação da recarga das baterias e programar o navegador.
Se o ingresso para o exclusivo mundo ecológico e conectado do i3 parece caro, vale lembrar que a BMW também abriu encomendas no Brasil para seu esportivo híbrido, o i8. O preço é ainda mais seletivo: R$ 799.950.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade